tipo de cortes de carne

A carne bovina no Brasil é conhecida pela sua alta qualidade, muito apreciada nos churrascos, o evento social e culinário que é quase um patrimônio nacional. Açougues e mercados oferecem cortes de carne que trazem os mais variados preços e gostos, trazendo opções variadas.

Uma carne suculenta é resultado de um bom cozimento, preparo e, claro, da escolha do corte ideal para a receita. Conhecer um pouco mais dos cortes é essencial para dominar essa incrível arte que é assar carnes, que conjuga a mágica dos temperos com o aproveitamento máximo das propriedades do que cada peça oferece.

Neste texto, apresentamos seis cortes de carne, mostrando qual o modo ideal de prepará-los na churrasqueira. Saiba também quais os utensílios indispensáveis para fazer cada corte de carne e confira a melhor forma de assar de cada peça. Confira!

Cupim: sabor forte e marcante

O cupim está localizado na corcova do boi zebu, e é um corte rico em gordura. Por trazer as fibras entrelaçadas com esta gordura, seu sabor se torna muito intenso, ideal para quem tem preferência por carnes vermelhas.

Seu cozimento deve ser feito lentamente, para manter os sulcos da carne. Panelas que conservam bem a temperatura, como a de pedra ou cerâmica, potencializam a maciez da carne. Para fazer o cupim na churrasqueira, uma ótima dica é embrulhar a peça em um celofane culinário, ajudando a conservar o seu sabor forte e único.

O cupim é também excelente para ser feito no bafo, principalmente acompanhado de um tempero especial, como o chimichurri.

Acém: maciez e delicadeza na medida certa

Sendo um dos cortes mais macios do boi, o acém fica localizado na parte dianteira. Conhecido por suas propriedades magras, é uma carne de fácil mastigação, tendo um sabor mais suave e delicado. Seu cozimento deve ser feito com muito calor, com o fogo brando.

O acém pode ser utilizado inteiro ou dividido em dois pedaços. Deve ser levado à churrasqueira no espeto. Quando dourada, sua parte pode ser fatiada e devolvida à churrasqueira, originando pedaços sempre frescos e saborosos.

Filé de costela: para paladares especiais

Sendo a carne que reveste a parte de cima da caixa torácica do boi, o filé de costela está junto a ossos grandes e grossos. É conhecida também como bife ancho e entrecôte, e uma carne muito suculenta para ser preparada na churrasqueira.

Suas fibras são curtas e rígidas, sendo ideal o seu preparo na grelha. Pode ser feito inteiro ou em generosos bifes com aproximadamente dois dedos de espessura. Pode também ser preparado com sal fino, garantindo a sutileza para os paladares afiados.

O segredo do entrecôte está na hora de virar a carne, que deve ser quando o suco da carne aparecer em sua superfície. É um corte ideal para ser servido mal passado, caso contrário, sua carne pode endurecer. Há quem invista longas horas em seu cozimento a fim de acentuar a delicadeza de seu sabor, que deve ser cuidadosamente preparado por churrasqueiros mais experientes.

Costela: tradicional e muito apreciada de norte a sul

Muito comum no sul do Brasil, a costela é um corte que oferece texturas e sabores variados. Deve ser preparada, preferencialmente, com os ossos, para dar maciez e conservar sua suculência.

A costela de novilho é uma preciosidade que pode ser achada em muitas casas especializadas. Rende um bom churrasco, preparada na grelha, que deve ser disposta de modo inclinado. O cozimento deve ser feito de modo demorado e a temperatura branda, para não tirar muita umidade do corte.

Picanha: a queridinha nos churrascos

Sendo o corte preferido de muita gente, a picanha figura entre os mais badalados cortes de churrasco. De forma triangular, a carne traz uma capa sólida de gordura que ajuda a carne a ficar macia.

Embora acompanhe uma parte de gordura, é indicado que seja preparada em pedaços de menor peso, que tendem a ser mais macios. Os pedaços que pesam mais do que um quilo, geralmente, também trazem o coxão duro como contrapeso.

No churrasco, o modo mais comum de preparo é no espeto, regulando a queima, virando as partes em tempos equivalentes. Pode ser preparada também em medalhões com três ou quatro dedos de espessura, garantindo, assim, uma casca mais generosa.

Na grelha, a picanha deve ser assada inteira, tendo atenção para não perfurar seu miolo. A conservação de seu suco é essencial para a maciez da carne, que é também ajudado por um cozimento mais demorado. Para servir, corte os bifes no sentido do comprimento da carne.

Itens indispensáveis para o churrasco

Para garantir a diversão, nada melhor do que deixar a cozinha e a mesa preparadas para receber os convidados. Em um churrasco, alguns utensílios não podem faltar! Durante o preparo, tigelas, bowls e vasilhas grandes podem acomodar as carnes já temperadas, esperando para ir à brasa.

Para assar, tenha um bom conjunto de espetos grossos, duplos e também algumas grelhas que sustentem pedaços grandes de carne. Para cortar a carne, utilize tábuas de madeira, de preferência com grandes dimensões.

Item essencial para o churrasco, uma boa faca de corte garante que o fio tirará a parte certa da carne com facilidade, ajudando o manuseio na hora de servir. Utilize facas especiais, não esquecendo também de utilizar um amolador para que ela esteja sempre afiada.

Petiscos e pães podem estar dispostos em pequenos bowls e cestas, dando um toque especial na decoração da mesa. Se o churrasco for na hora do almoço, as saladeiras sugerem bons acompanhamentos, ficando muito bonitas com folhas e verduras frescas.

Conhecendo os cortes de carne, o churrasco ficará ainda mais suculento e saboroso! Qualquer que seja a peça escolhida, dê preferência para casas especializadas para ter qualidade no sabor. É preciso ser versátil, escolhendo opções variadas que agradarão a todos os gostos e paladares.

Gostou do post? Com essas dicas, seu churrasco ficará muito mais variado e incrementado. Para deixá-lo ainda mais completo, não deixe de conhecer também os melhores jogos de facas para os cortes de carne e adquira já o seu!

 

Comments (4)

  1. Excele otimas dicas

    1. Com toda certeza com essas dicas nosso paladar irá agradecer muito e apreciar muitos sabores ilusitados

  2. Ótimas explicações.

    1. Ó

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This