tipos de copos para cerveja

Talvez você não saiba, mas há copos certos para tomar cada tipo de cerveja. Claro que beber uma cerveja geladinha já é ótimo, mas é bacana saber que usando os copos corretos, você poderá degustá-la de forma mais satisfatória, e assim aperfeiçoar suas experiências gustativas! É importante esse conhecimento, pois os copos interferem sobre vários fatores da bebida.

Há copos nos quais é possível tomar diferentes cervejas e outros mais específicos. Confira um pouco sobre a história dos copos para cerveja, suas propriedades e 14 tipos para você experimentar. Temos certeza que, após a leitura, você tomará sua cerveja de forma muito mais proveitosa!

Saiba como já foram os copos para cerveja

O povo sumério, na Antiguidade, está entre os primeiros a usar algum material para colocar a cerveja. Eles inventaram a cerveja, e o vaso de barro era o único recipiente que existia na ocasião. Mais à frente, os ingleses adotaram as canecas de madeira. E até meados do século 19, depois do barro, os alemães passaram a usar a cerâmica.

O vidro aparece como recipiente já em eras remotas. Mas não era fácil nem barato produzir o material. Foi somente por volta de 1800 que ele se tornou popular. O vidro possibilita ver, provar e sentir o aroma das cervejas, sem que o material interfira nessa experiência.

Confira 14 modelos de copos para cerveja

Basicamente, os copos precisam trazer segurança e praticidade ao serem “empunhados”. Claro que existe o fator estético. Porém, o mais importante é a funcionalidade da alça, das formas e dos detalhes. A haste, por exemplo, evita que você transmita calor à cerveja ao encostar direto no copo.

1. Lager

Ao entrar em bares e pedir o chope, geralmente ele é servido nesse tipo de copo para cerveja. Ele permite que se forme e se mantenha a espuma, graças à base reduzida que vai se alargando da metade até o topo. Com essas formas, podemos visualizar a cerveja dourada, cristalina. Também é usado para cerveja Pilsen e as Lager.

2. Pilsner

Suas formas são alongadas e estreitas. Eles são indicados para tipos de cerveja como a Pilsen ou Lager. Isso porque essas cervejas não têm um aroma tão proeminente para otimizar suas nuances.

3. Weizen

A boca desse copo para cerveja é mais larga, abrigando bem o colarinho das cervejas feitas com trigo. Ele comporta meio litro de cerveja! É uma exclusividade da Weizen, Weiss, Weissbock e outras cervejas de trigo.

4. Pint

O popular formato britânico cabe até 568 mililitros. No Reino Unido, usa-se o termo “pint” quando se pede uma cerveja de modo genérico. Por isso, o copo acabou sendo um padrão e se tornou o mais tradicional em bares da Europa. Ele também serve cerveja em grandes quantidades, do tipo IPA, Stout ou Bitter, por exemplo.

 

tipos de copos para cerveja: pint

 

5. Cálices

São taças com as bocas mais largas e fundos bem rasos. Isso permite que a espuma seja retida, favorecendo o aroma frutado e elaborado de cervejas especiais da Bélgica. Lá, a taça é conhecida como Goblet.

6. Tulipa

Esses copos para cerveja têm mais delicadeza e trazem uma leve curva para o lado de fora. Ele favorece a percepção do aroma da bebida e também a evolução de sua espuma. É bastante recomendado para a Belgian Strong Ale, por exemplo.

7. Canecas

Essas são ideais para aquela cerveja mais simples e para brindar com todo o vigor! São bem típicas em festivais como a Oktoberfest. Também recebe muito bem o chope, cerveja de pressão e a Pilsen, Bitter ou Marzen. A maioria das canecas tem capacidade para meio litro.

8. Tumbler

Os copos Tumbler são perfeitos para tomar cerveja tipo Witbier, que formam pouca espuma. Devido a esse fato, não é necessário um copo de boca mais estreita.

9. Americano

São copos para cerveja extremamente populares nos botecos em geral. Recebem menos de 200ml de cerveja geralmente leve. É o caso da Pilsen, da American Lager ou da Light Lager. Todo boteco que se preze tem que ter copo americano, concorda?

 

tipos de copos para cerveja: americano

 

10. Mass

Este é o famoso canecão da Alemanha! Ele “suporta” até um litro em suas estruturas grossas e alças bem firmes. Isso ajuda a manter as temperaturas da bebida e também na hora dos brindes mais entusiasmados. A exemplo das canecas, vai muito bem com as cervejas Marzen, Bitter, Helles, Bitter e chopes.

11. Pokal

Os fundos desses copos são arredondados e as bocas mais estreitas. Isso facilita a manutenção das espumas, além da transparência e brilho das cervejas. Sem contar a fluidez do aroma. Cheio de versatilidade, o Pokal é uma espécie de “curinga” dos copos para cerveja.

12. Copos cilíndricos

São copos finos e de diâmetros idênticos no fundo e na boca. Este fator colabora com a criação da espuma e a valorização de aromas. Recomenda-se o uso dos copos cilíndricos para beber as cervejas Altbier e Kölsch.

13. Snifter

Esses copos apresentam bocas estreitas e bojos mais largos. Assim, a espuma fica retida e o aroma concentrado. A cerveja Imperial Stout, por exemplo, é favorecida nesse copo devido à sua complexidade.

14. Thistle

As bases curvadas desses copos para cerveja permitem perfeitos encaixes nas mãos. Dessa forma, as cervejas são aquecidas na medida certa e liberam seu aroma mais facilmente. O Thistle serve bem a cerveja Scotch Ale.

Veja também algumas dicas para higienizar os copos

Procure sempre lavar os copos à mão. Isso porque os restos de sabão poderão prejudicar a qualidade da cerveja. Lembre-se também de secar ao natural, sem usar nenhum pano. Outra dica é evitar os copos gelados. As cervejas, quando encontram essa temperatura, geram condensações e diluição, alterando seus sabores e temperaturas ideais!

Uma curiosidade: você sabia que uma média de 70% do sabor das cervejas é sentido por meio do olfato? Uma última dica valiosa: nunca tire um copo do escorredor, servindo-o no instante seguinte. O copo de cerveja precisa se manter em temperatura ambiente para que possa ser utilizado.

Existem muitos copos para cerveja, sendo aqui listados os principais, usados no mundo todo. Conhecer qual cerveja é mais adequada a cada um deles é essencial para uma experiência gustativa completa. Com esse pequeno guia prático, você estará pronto para servir seus amigos da melhor forma. Eles ficarão impressionados com o seu conhecimento, também!

Que tal, curtiu as nossas sugestões para aproveitar ao máximo a sua próxima cervejada? Não deixe então de conferir todos os nossos copos de cerveja. Temos para todas as ocasiões e paladares. Visite nosso site para conhecer a diversidade de produtos para o seu bar e ponha em prática o que aprendeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *