decoração japonesa luz natural e cama baixa

Simplicidade. Esta é a forma mais fácil de definir a beleza e originalidade da decoração japonesa, que de forma minimalista confere paz e aconchego aos ambientes. Usando conceitos de ornamento leves, equilibrados e naturais, que transfere toda a energia zen para sua casa.

Para entender o estilo japonês de decorar ambientes, antes de tudo, é necessário conhecer sua cultura e sua história. Eles valorizam muito a estética, reverenciando a natureza e a trazendo para dentro de suas casas, com plantas, jardins de pedra e o uso abundante de madeira — principalmente o bambu —, além de vários outros materiais.

Com alta densidade demográfica, o povo japonês precisou se adaptar ao melhor aproveitamento do espaço. Desta forma passaram a investir em móveis e objetos de múltiplos usos dentro de casa.

Já os ambientes são separados, geralmente, por portas de madeira e papel, que podem isolar ou integrar os ambientes, de acordo com cada ocasião, além de garantirem um charme mais que especial às peças da casa.

Como podemos ver, mais que um oásis de tranquilidade, a decoração japonesa preza pela organização e funcionalidade. Se é este o seu objetivo em meio a uma vida agitada, confira estas dicas que preparamos para que a harmonia dos estilos japoneses transformem também seu lar.

Aproveite a luz natural

O Japão é um país com um inverno bastante rigoroso e um verão bem convidativo. Também amantes das plantas, dos bonsais e das flores, os japoneses trouxeram para dentro de suas casas partes das florestas que nem sempre poderiam apreciar ao ar livre por conta do clima bastante instável. Diante disso, suas casas oferecem grande abundância de luz natural que entra por grandes janelas.

Este é um dos principais fatores quando você pensar em criar um espaço inspirado na decoração japonesa. Aproveite ao máximo a luz natural e escolha um cômodo com bastante claridade, preferencialmente com janelões enormes. Isso auxiliará para que o ambiente torne-se mais convidativo e relaxante — sendo o primeiro passo para que ele tenha seu estilo zen de ser.

Use bambus na decoração

decoração japonesa utilizando os bambus na sala

A madeira é item fundamental na decoração japonesa e as mais comuns neste estilo são o acer (maple ou bordo), pinheiro vermelho, cicuta e, principalmente o bambu. Um dos materiais mais versáteis que existem, o bambu tem efeito coringa na decoração japonesa, podendo ser utilizado de várias formas e estilos.

Ele pode ser usado, inclusive, no chão, que graças ao avanço da tecnologia já permite que sejam feitos pisos laminados com o material. Ele também fica bem com cabeceira de cama, ou ainda como móveis como dormitórios, mesinhas de cabeceira, mesas de centro, cadeiras e poltronas, estantes e molduras de espelhos.

Ainda na decoração interna do ambiente, é possível usar plantas como o bambu mossô ou bambu da sorte. O primeiro tem um caule de fino para médio porte e não cresce de forma reta com folhas graciosas e delicadas e necessitando de mais espaço.

Já o segundo é usado para arranjos, e costuma ser cultivado entrelaçando seu caule. Seja qual for sua escolha, não esqueça que ambos precisam da luz natural que falamos logo acima para o melhor desenvolvimento.

Tente móveis mais baixos

O estilo japonês de decoração se caracteriza pelos móveis baixos. Portanto, quanto menores em relação ao chão for sua mobília, mais perceptíveis com a decoração oriental eles estarão. Mesas e camas contam com pequenos pés, e elas são fabricadas sempre em madeira ou bambu, que garantem a neutralidade ao ambiente.

Para usar a mesa, em vez de cadeiras são usados futons, que são um tipo de almofada preenchida com bastante algodão e que os deixa bastante confortáveis. A mesa deve ser colocada sobre um tatame, onde também são posicionados os futons e que servirão de assentos durante as refeições.

Abuse de acessórios orientais

Lembre-se que a decoração japonesa se caracteriza pelo seu estilo minimalista. Mas isso não impede que você invista em acessórios de estilo oriental. Painéis, quadros, tambores, mosaicos, leques, entre outros itens são bem-vindos, mas cuidado com o exagero.

Você pode usar na decoração também plantas e bonsais, que são as pequenas árvores cultivadas pelos japoneses e que viraram símbolo de sua cultura. Os quadros podem seguir o estilo de arte oriental ou então retratar as famosas flores de cerejeira. Isso dará um ar tranquilo e sereno ao ambiente.

Use cores e texturas

decoração japonesa na cor vermelha e móveis baixos

As cores tradicionais japonesas são o vermelho e o branco. Mas a paleta de cores do estilo oriental ainda permite o uso de tons como:

  • terra suave;
  • castanho;
  • cinza;
  • bege;
  • verde;
  • preto;
  • dourado.

Detalhes em dourado podem ser utilizados para destacar alguns elementos decorativos. Já o preto acentuará as formas geométricas das divisões.

Nas paredes, o ideal são cores claras, como bege ou creme. O uso de acessórios decorativos, como quedas de água ou estátuas trazem os tons cinzas à decoração, contrastando com os móveis em madeira.

O uso de pedras traz ao ambiente a paz e a tranquilidade que lembram as margens dos rios japoneses, e novamente devem ser pensados na decoração, contribuindo para tornar o espaço ainda mais convidativo e relaxante.

Agora é sua vez

Como vimos, o uso do estilo japonês na decoração pode dar ao ambiente a calma e tranquilidade que tanto buscamos em nosso dia a dia. Investir neste modelo, seja no quarto ou na sala, certamente dará a sua residência mais requinte e sofisticação.

No mercado há lojas como a La Ville que têm itens que transformam seu ambiente, cabendo a você fazer a combinação perfeita seguindo as dicas que demos aqui. Lembre-se que a decoração japonesa se caracteriza pela simplicidade e organização. Por isso, o primeiro passo para transformar o ambiente é eliminar tudo o que tem em excesso.

O mais importante é que o ambiente tranquilo do estilo japonês é facilmente conseguido usando todas ou apenas algumas das nossas sugestões. E uma das principais vantagens é que seus custos são razoáveis e acessíveis.

Se você gostou das dicas de decoração japonesa que apresentamos, assine nossa newsletter e receba sempre informações valiosas para dar um charme especial a sua casa diretamente no seu e-mail. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *