como usar talheres de acordo com as regras de etiqueta

Ser convidado para um jantar ou um almoço elegante pode ser assustador e você acaba tremendo só de pensar naqueles vários talheres dispostos sobre a mesa. Afinal, como essas regras não são utilizadas no nosso dia a dia, é realmente confuso entender qual a finalidade de cada um deles.

No entanto, em algumas ocasiões é importante saber para o que servem e como utilizá-los. E para ajudar nisso, reunimos aqui várias informações para você aprender como usar talheres de um jeito bem simples. Continue lendo o texto e nunca mais passe aperto nos eventos sociais!

Entenda a importância de aprender como usar talheres corretamente

Há quem diga que as regras de etiqueta caíram em desuso. Entretanto, conquistar boas práticas à mesa vai muito além de decorar um monte de regras ultrapassadas. Muito pelo contrário!

Aprender a se portar, garante que você consiga entrar e sair de qualquer ambiente com classe e naturalidade. Isso inclui um jantar com o seu chefe na empresa em que trabalha, na casa de parentes e até mesmo no apartamento daquela pessoa com quem você pretende fazer negócios.

Por isso, quando esse tipo de comportamento se mostra natural, você transmite uma imagem cheia de credibilidade e sucesso, como uma pessoa capaz de se comportar de forma adequada em qualquer ambiente. Com isso, você já vai estar um passo à frente nos negócios e na sua vida social.

Aprenda a usar o garfo e a faca

Com a evolução da sociedade, as regras de etiqueta também se desenvolveram. Por isso, felizmente você não precisa decorar milhares de detalhes e regrinhas para comer bem em uma ocasião social. Com relação ao garfo e à faca, o Brasil costuma seguir o modelo europeu.

Isso quer dizer que devemos segurar o garfo com a mão esquerda e a faca com a mão direita. Entretanto, não é errado cortar os alimentos com a mão direita e depois trocar de mão para comer, embora não seja a opção mais elegante. Por fim, coloque porções pequenas no garfo e jamais gesticule com os talheres na mão. Não é nada elegante fazer isso.

Na hora de pôr a mesa, o princípio é o mesmo. Os garfos ficam à esquerda, e as facas, à direita. Se você for servir algo que demande o emprego de colheres, elas também devem ser colocadas à direita.

Descubra onde apoiar os talheres

Uma parte importante sobre como usar talheres, é saber o que fazer com eles quando não estiver usando-os. Nesse caso, a primeira dica é não deixar que o cabo toque a mesa. Eles devem ficar inteiramente apoiados no prato.

A posição em descanso pode dizer muito, especialmente em um restaurante sofisticado. Para indicar que já terminou e que está satisfeito, apoie os talheres de maneira vertical e em paralelo. Isso vai sinalizar ao garçom que ele pode retirar o prato.

Se quiser indicar uma pequena pausa, coloque os talheres na posição 8h20, ou seja, formando um “V” invertido. No entanto, é importante que as extremidades não fiquem sobrepostas, isso demonstra que você não está gostando da comida, o que pode ser uma ofensa ao anfitrião ou chef.

Se forem servidos mais de um prato e você ainda quiser continuar a comer, apoie os talheres paralelos ao prato, na horizontal. Isso quer dizer que até aquele momento você está apreciando a refeição.

Aprenda a cortar os alimentos com elegância

Cortar os alimentos pode ser um momento bastante dramático. Alguns são escorregadios ou podem estar duros, e isso realmente vai colocar à prova as suas habilidades com o uso apropriado dos talheres.

No entanto, há coisas que fogem ao nosso controle, não é mesmo? E se uma gafe desse tipo acontecer, o jeito é dar risada, levar na esportiva e se divertir com o momento. Rir dos momentos constrangedores é muito chique, pode ter certeza!

No entanto, para diminuir a chance de passar por esse tipo de situação, segurar a faca de maneira adequada é fundamental. Nesse caso, o importante é jamais apoiar o dedo indicador na lâmina, por mais difícil que seja cortar o alimento. E não segure os talheres com a mão fechada: a maneira correta é apoiá-los nos dedos e usar o indicador delicadamente sobre o cabo para ganhar precisão.

Descubra como usar talheres para os vários tipos de alimentos

Agora que você já sabe como segurar os talheres e o que fazer com eles durante a refeição, está na hora de aprender quais são os mais usados e suas principais funções. Sabe aquela dica de “ir pegando de fora para dentro”? É mais ou menos isso!

Mas para entender por que eles são dispostos dessa maneira, vale a pena ler mais um pouquinho do nosso texto.

Talheres para salada e entrada

Eles são menores que os talheres principais e em uma mesa elegante são os que estão mais afastados do prato. Isso se justifica já que, em geral, as saladas são servidas antes dos demais pratos do cardápio.

Talheres principais

É basicamente o garfo e a faca que você vai usar para a refeição principal. Eles ficam sempre posicionados bem ao lado do prato.

Talheres de peixe

Se o menu tiver algum peixe, você precisará usar talheres específicos. A faca de peixe tem um formato que lembra um losango. Geralmente é disposta entre a faca de salada/entrada e a faca principal, assim como o garfo é posicionado entre o garfo de entrada e o principal.

Colheres

As colheres sempre ficam posicionadas na região mais afastada do prato, ao lado das facas. Afinal, sopas e caldos costumam ser servidos como entradas. A maneira correta de utilizá-las é de lado — e nunca, jamais, faça nenhum som de sucção ao usar uma colher.

Talheres de sobremesa

São os menores e também os últimos a ser utilizados. Eles variam de acordo com a sobremesa servida e estarão sempre dispostos na parte superior do prato, próximos à faca de manteiga. Esta última se diferencia das demais por não trazer serrilhas e geralmente fica posicionada sobre o prato de pão.

Entender como usar os talheres é uma habilidade importante, tanto para quem vai comparecer a eventos formais quanto para quem deseja promover jantares elegantes em casa. Não tenha medo de experimentar. Convide seus amigos e familiares para treinar, coloque uma mesa bonita e use talheres de boa qualidade.

Observe que os modelos com cabos de plástico e formatos desencontrados empobrecem a produção. Embora possa parecer complicado de entender como usar os talheres, na realidade, basta praticar. Quanto mais experiência você tiver, mais natural, simples e elegante seu desempenho à mesa será colocado em prática!

Quer criar mesas harmônicas e mais sofisticadas para receber seus convidados e aprimorar suas habilidades? Entre em contato com a gente e conheça inúmeras opções para a sua mesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This