uma mesa posta com taças decorativas

Os elementos decorativos de um ambiente podem ser os mais diversos possíveis. Com uma boa dose de criatividade e inspiração, é possível transformar objetos casuais em itens que enfeitam o ambiente de forma diferenciada e com muito charme. É o caso das taças decorativas.

Você não consegue pensar em boas ideias para utilizá-las em sua casa? Não tem problema. Elaboramos este post justamente para aguçar a sua imaginação e ativar as mais diferentes sugestões, e você poderá montar cenários com as taças decorativas nos mais diferentes espaços e eventos em casa. Continue a leitura e saiba mais!

Que tipos de taças usar?

É importante, desde já, ter em mente que taça não é “tudo igual”. E na verdade você pode usar os mais diferentes modelos para decorar o seu lar. As taças de vinho, por exemplo, podem ser encontradas em pelo menos oito modelos diferentes (vinho branco, tulipa, vintage, vinho do porto, Bordeaux, Borgonha, entre outros).

A taça para marguerita, também conhecida como coupette; a taça para licor; a triangular taça para martini ou coquetel; e a baixinha taça para conhaque: todas essas são também opções bem interessantes, que podem ser usadas com criatividade para decorar diferentes espaços.

Os copos também podem entrar na dança e servir como elementos decorativos. Especialmente aqueles que trazem formatos mais singulares, como o copo weizen (para cervejas de trigo e que pode ser preenchido com rolhas, cascas de árvore, folhas ou sementes); o copo lager (de formato cilíndrico); o copo pokal (com a borda mais estreita); e até os pequeninos copos para shot (que vão bem com tequila e combinam com velas igualmente pequenas em seu interior).

Como enriquecer os espaços além da sua mesa?

Se você acha que, por serem decorativas, elas estariam limitadas à mesa, está muito enganado. As taças podem enriquecer vários espaços na sua casa, e tudo dependerá de sua proposta de uso e criatividade.

Isso porque elas podem ser transformadas em outros itens decorativos, como castiçais, vasinhos de plantas, suporte para doces e até mesmo abajures. Se você tem um jogo de taças “desfalcado” em casa, pode utilizá-lo para idealizar uma proposta do tipo. Veja algumas boas ideias nas nossas dicas a seguir.

Crie um castiçal diferente

Você pode usar uma taça de cristal para iluminar a mesa como um castiçal. Apoie taças de diferentes tamanhos sobre a mesa, com as hastes viradas para cima. Na base (que está em cima), você deve fixar uma vela pequena com um pingo de cola quente (ou com a cera da própria vela derretida). Para deixar o castiçal mais charmoso, é só colocar uma rosa bem delicada dentro da taça. Que tal?

Faça abajures com papel para scrapbook

Para fazer abajures descolados e que ficam muito bem na sua mesinha de cabeceira, basta cortar triângulos com um papel para scrapbook (aqueles decorados e firmes), acompanhando o diâmetro de uma taça de champanhe, por exemplo. Envolva a taça com esses recortes, prendendo a ponta do papel com cola branca. Dentro, você pode usar luminárias em LED ou uma vela baixinha (na metade da altura do papel, para que a chama não fique do lado de fora).

Transforme as taças decorativas em vasinhos de plantas

Se quiser usar as taças como vasinhos de plantas, até mesmo as de vinho podem ser aproveitadas. Escolha plantinhas de boa durabilidade e fácil cuidado, como os cactos e as suculentas. E então é só preencher a taça com terra e cascas de tronco de árvore. O resultado é um pequeno jardim charmoso, que encantará as suas visitas.

Como usá-las para decorar festas na sua casa?

É claro que as taças decorativas não precisam se desvincular dos eventos mais propícios para elas aparecerem e se destacarem, não é mesmo? As festas em casa, por exemplo, abrem a possibilidade de mostrar seus cálices e copos de rara beleza. Comemorações como noivado, reuniões em família, aniversários, jantar de Natal, festa de ano-novo e batizados podem incluir as taças como elementos maravilhosos de decoração.

Aposte em um suporte para doces

Você tem uma taça sobrando e quer aproveitar melhor um prato de vidro? Transforme-o em um suporte para docinhos. Basta fixar uma taça (de preferência de boca mais aberta, como as de champanhe) com cola quente na borda da base e fixá-la ao prato. Depois, é só colocar as guloseimas e deixar à vista de seus convidados.

Monte uma decoração com taças e rosas

Taças coloridas e trabalhadas podem ser usadas como suporte para um pequeno buquê de flores. Já imaginou como a sua mesa de jantar ficaria linda e romântica com flores vermelhas, rosadas e brancas em taças da mesma cor?

As taças decorativas podem receber água e outros tipos de plantas. Um lindo exemplo seria uma combinação de flores delicadas como as flores do campo e rosa-mesquita. Podem, ainda, ser posicionadas em cima dos pratos, antes das refeições.

Use taças com velas

Um jantar natalino fica ainda mais iluminado se as taças de conhaque recebem velas decoradas (com o tema em questão) acesas dentro delas. A decoração será intimista e muito aconchegante. O mesmo serve para festas de réveillon e até mesmo as de Halloween, que pedem iluminações mais sombrias.

Transforme taças simples

Se você não tem taças adornadas e bem diferentes, pode transformar as suas mais simples em elementos decorativos sofisticados. Por exemplo, seria interessante pintar a base delas com spray dourado ou prateado ou ainda decorar as hastes com fitas de cetim.

Você também pode usar esmaltes para pintar bolinhas na sua taça. Para isso, bastaria molhar a ponta de um cotonete em um pouco de esmalte e aplicar diretamente na peça. As bolinhas podem variar de tamanhos e cores. Essa seria outra boa ideia para fazer no ano-novo e até mesmo para o badalado e divertido carnaval.

Onde encontrar taças decorativas?

As lojas de acessórios e objetos para casa são os lugares mais indicados para encontrar as taças decorativas mais lindas. No entanto, certamente, se você “passear” em uma loja on-line, encontrará os modelos mais diferentes e até peças sofisticadas para montar os cenários do jeitinho que quiser.

A La Ville pode ajudar nesse processo! A loja apresenta um mix completo de produtos de utilidades domésticas, com incríveis opções para você. Visite o nosso site para conhecer o que oferecemos!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This