como servir caldos com pães

É só começar a esfriar um pouquinho, que logo temos vontade de comer alguma comida mais quentinha. Nesse cenário, os caldos são ótimas opções: além de aquecerem o corpo, são deliciosos e trazem uma sensação de conforto e acolhimento.

Por isso, servir esse tipo de alimento para os amigos é uma maneira charmosa de garantir bons momentos em companhia agradável. Para criar uma atmosfera gostosa, entretanto, é bom aprender como servir caldos de maneira elegante.

Quer descobrir como fazer isso? A gente conta para você! Continue lendo o texto e veja 7 dicas incríveis para não errar na hora de servir os seus convidados.

1. Prepare e ofereça pelo menos três opções de caldos

A menos que você vá receber um número bem pequeno de convidados, é bom preparar pelo menos três tipos de caldos. Algumas pessoas têm restrições alimentares, fazem dietas ou simplesmente não gostam de determinados sabores.

E é claro que você quer que todos saiam da sua casa felizes e satisfeitos. Por isso, uma boa dica é preparar receitas com propostas diferentes. Escolha uma opção mais consistente e outra bem leve. Ou, então, faça um caldo com carne e sirva uma alternativa sem proteína, por exemplo.

No Brasil, entre os preferidos, valem ser citados: o caldo verde, de ervilha, de feijão, de abóbora, de aipim com carne e o caldo de batata. Dessa forma, ao diversificar o cardápio, a chance de agradar a todos será bem maior.

2. Descubra qual o melhor método para disponibilizar os caldos

O caldo é um alimento que deve ser servido quente. Por isso, você precisa mantê-lo aquecido durante todo o jantar. Existem muitas maneiras de fazer isso, e tudo vai depender da quantidade de pessoas e do tipo de evento que você pretende fazer.

Se for um jantar íntimo com os amigos, pode apostar em uma panela de fondue sobre a mesa para que as receitas fiquem quentinhas por mais tempo. Se for um evento para mais pessoas, como um aniversário, você pode alugar uma mesa de buffet, deixar as panelas sobre o fogão ou simplesmente contratar alguém para servir os convidados.

3. Escolha bem os acompanhamentos

Aprender como servir caldos é bastante simples. É importante observar alguns aspectos, como os acompanhamentos que vai usar. Torradas, bacon, torresmos, cebolinha, cheiro verde e queijo estão entre os mais comuns.

Uma boa dica é servi-los em recipientes separados. Com isso, os convidados poderão escolher seus preferidos e colocar a quantidade desejada no prato. Sem contar que eles ficam muito mais gostosos quando servidos na hora!

 

como servir caldos para os amigos

4. Entenda como servir caldos usando o prato fundo

Agora que você já sabe as receitas que vai cozinhar e os acompanhamentos a complementar, está na hora de decidir como servirá os caldos. A primeira opção, e também a mais tradicional, é o prato fundo. Se você pretende pôr a mesa, e a ideia for que todos comam ao seu redor, essa pode ser uma boa proposta.

Os pratos fundos se mostram elegantes em uma mesa bem posta. Mas não são práticos se você deseja um jantar descontraído ou se as pessoas precisam se levantar repetidas vezes para se servir. Embora sejam encovados, é bem possível que o conteúdo entorne com facilidade. Se for servir os caldos nesse tipo de recipiente, o ideal é colocar pratos rasos por baixo. Escolha peças que combinem entre si e crie um lindo conjunto.

5. Use bowls para servir as porções

Os bowls nada mais são do que tigelas que servem para consumir principalmente os alimentos líquidos ou cremosos. Por isso, eles ficam um charme em uma mesa de caldos. Coloque um prato por baixo para formar uma base e assente os bowls sobre a peça. Você pode ainda colocar torradinhas nos pratos para enfeitar.

Os bowls são mais práticos para eventos sociais com os amigos, pois permitem que as pessoas comam tanto na mesa quanto no sofá enquanto conversam, sem fazer bagunça. E por serem mais fundos, é possível colocar uma quantidade maior de caldo e diminuir o número de visitas ao buffet. Permitem maior autonomia para que as pessoas transitem pelo espaço do evento.

Além disso, são modernos e ficam lindos em uma mesa contemporânea. Se forem coloridos ou estampados, você pode criar um ambiente divertido e descontraído para ajudar seus convidados a entrarem no clima.

 

como servir caldos em bowls

6. Veja como servir caldos usando canecas

As canecas são práticas, versáteis e muito úteis para várias ocasiões. E como servir caldos para os amigos é um acontecimento social e divertido, elas podem ser de grande utilidade. Se você deseja montar uma mesa informal para que seus amigos possam comer enquanto conversam e interagem uns com os outros, o primeiro passo é escolher as canecas certas.

Se você tem uma coleção em casa, é claro que pode colocá-la em uso e apostar em dizeres divertidos e objetos de decoração que componham uma mesa temática, por exemplo. Entretanto, caso você precise adquirir as canecas, é conveniente que sejam fundas e largas, de modo que as pessoas possam pegar o caldo com a colher.

Uma dica interessante é criar peças personalizadas. Podem ter suas iniciais, uma foto, dizeres e até letras de música. Seja criativo na escolha. Se quiser, deixe que seus convidados levem as canecas para casa como brinde depois da festa!

7. Aposte no charme dos ramekins

Os ramekins são pequenos potes de cerâmica usados para servir uma grande variedade de pratos, como cremes, sobremesas, suflês e sopas. Os modelos de 300 ml são os ideais para a sua noite de caldos. Especialmente se você investiu em variedade nas receitas.

Afinal, os convidados poderão experimentar diferentes tipos e repetir quantas vezes desejarem. Se você não quiser servir a refeição principal neles, pode usá-los para colocar os acompanhamentos. Coloque os temperos e condimentos nos potinhos e espalhe pequenas porções pela mesa para que todos possam ter acesso.

Se você deseja aprender como servir caldos com elegância e charme, é só pensar no tipo de evento, na quantidade de pessoas e no conforto dos seus convidados. Uma louça bonita e de boa qualidade também faz muita diferença! Ela ajuda a criar um ambiente elegante e harmônico, que certamente vai causar uma boa impressão aos seus convidados e deixar a noite bem especial.

E então? Já começou a preparar a sua noite de caldos? Curta a nossa página no Facebook e siga nosso Instagram para receber muitas inspirações para decorar a sua mesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This