aprenda como montar mesa de café da manhã

Acordar com um belo café da manhã faz da refeição mais importante do dia uma ocasião especial. Para inspirar a atenção com convidados em casa, com a família ou com o marido, veja tudo o que é preciso para montar mesa de café da manhã bela e deliciosa.

Para isso é preciso investir nos detalhes. Saber dispor a louça, com os utensílios corretos, é uma tarefa e tanto. Para quem acha que o desafio é complexo, está enganado. A simplicidade caminha junto com uma manhã agradável e inesquecível. Confira!

Começando com os utensílios básicos

Alguns itens são fundamentais para toda mesa de café da manhã: a toalha de mesa, jogos americanos, guardanapos de tecido e descanso para louças quentes.

São usados, tradicionalmente, um prato de sobremesa, pires, xícara de café, copo de vidro, colher de chá, de sobremesa e uma pequena faca, todos dispostos individualmente por convidado.

Organizando a louça

As louças devem seguir o estilo da decoração escolhida, refletindo também os hábitos da família. Utilize bowls e tigelas para deixar o clima mais aconchegante e colorido. Eles podem servir torradas, pão de queijo, grãos e o que mais a imaginação mandar.

Certifique os itens com antecedência, lavando e secando tudo o que vai utilizar no dia anterior. Deixe um conjunto a mais reservado por precaução, lembrando que é sempre melhor sobrar do que faltar.

Dispondo o cardápio na mesa

Para servir os sucos são indicadas jarras de vidro com alça e tampa. O iogurte natural pode ser servido em uma leiteira de porcelana ou um bowl com uma pequena concha. Se for verão, um pequeno balde de gelo pode virar um charme.

Outros itens podem ser adicionados conforme a preferência: migalheiras, cestas de pães e tábua de frios dão um toque a mais, dependendo do cardápio escolhido.

Fazendo a decoração

Ponto alto da mesa, a decoração deve transmitir o estilo de vida da família ou por ela escolhido. Entre as decorações que estão em voga, o boho tem se destacado, trazendo à mesa flores, plantas e outros elementos rústicos.

Outra tendência de decor para eventos caseiros é o clima nórdico, que utiliza uma composição minimalista, cores neutras e utensílios carregados de design. Mesmo que não tenha uma linha, o importante é que a decoração seja feita com objetos pessoais e muito carinho.

Esmiuçando o cardápio

Qualquer que seja a escolha dos alimentos, eles devem estar frescos e bem preparados. Tente contemplar todos os gostos, oferecendo como base frutas variadas, carboidratos ricos, laticínios e, claro, café feito na hora. Aposte em produtos integrais e de preferência caseiros.

Para oferecer algo diferente, aposte em frios menos usuais, como presunto parma ou burrata. Ovo quente é uma ótima opção para o inverno ou lugares com clima mais baixo. Para quem possui cozinha americana, combine a preparação de algum prato como tapioca ou crepioca, por exemplo.

Quando feito com carinho e cuidado, montar mesa de café da manhã se torna uma atividade prazerosa. Reservando boas memórias para a história da casa, o café guarda as melhores lembranças da família. Para não descuidar das louças e utensílios, confira uma lista de produtos incríveis que podem deixar esta atividade ainda mais inspiradora.

Comments (4)

  1. Adorei as dicas, normalmente não encontramos nas redes, ótima ideia, vou usá-las.

  2. Excelente!

  3. Ótimas informações.

  4. Muito Interessante esse site, gostaria de parabenizar pelo ótimo conteúdo. Gostei muito e vou acompanhar toda semana as novidades e atualizações. beijos Cintia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This