como montar um aparelho de jantar

A louça pode ser a principal atração para muitas pessoas durante uma refeição especial. Entender como montar um aparelho de jantar define o clima para suas experiências, além de expressar seu estilo pessoal.

Desde ambientes formais para jantares elegantes até peças do dia a dia, conhecer os tipos de aparelhos para cada ocasião é a chave para selecionar um conjunto que combine com cada momento.

Neste post, reunimos 5 segredos para ajudar você a montar um aparelho de jantar. Acompanhe!

1. Observe o estilo dos aparelhos de jantar

Incorporar um toque pessoal em seu aparelho de jantar é simples. Os modelos variam de casual para elegante, em que os conjuntos mais formais são fabricados em porcelana ou faiança. Já as peças de cerâmica ou melamina são ótimas opções para momentos casuais, uma vez que são duráveis e bem resistentes. O importante é ter um aparelho de jantar para uso diário e outro especialmente para os feriados e ocasiões especiais.

2. Avalie o design das peças

como montar um aparelho de jantar

Agora que você sabe quais os estilos estão disponíveis, é hora de ir além dos designs formais e casuais. É possível dividir ainda mais os elementos em quatro categorias, como pintados à mão, estampados, sólidos e com faixas.

Uma excelente maneira de expressar sua personalidade e complementar a decoração da sua casa é usar cores e padrões. Por exemplo, os tons neutros, como branco ou marfim, são muito versáteis e perfeitos para louças formais.

Ao escolher um aparelho com um belo detalhe na borda, pode adicionar cor e originalidade, criando uma moldura sofisticada para a refeição em si. Para os pratos mais descontraídos, por que não dar um toque nas cores e nos padrões que atraem você? Seja criativo. Considere investir em peças clássicas ou tradicionais, em vez de orientadas por tendência.

Contudo, se a intenção é comprar para durar muito tempo, peças brancas sólidas ou com faixas são opções atemporais e versáteis. Elas criam uma base elegante quando você deseja adicionar uma decoração mais colorida à sua mesa, além de melhorar a aparência da refeição.

3. Analise os tipos de materiais

Antes de pensar em padrões e cores, concentrar sua atenção no material que você realmente gosta é um ótimo começo. Veja alguns exemplos.

Aparelho de jantar de cerâmica

Esse material estabelece apelo casual e robusto. Considerado como um dos mais antigos elementos industriais, confere um peso significativo ao seu aparelho de jantar. Para manter essa louça com a melhor aparência, é melhor evitar mudanças de temperatura inesperadas, como no forno ou em altas configurações no microondas.

Aparelho de jantar de porcelana

A porcelana é um material versátil que tem uma superfície não porosa e uma incrível durabilidade, resultado de altas temperaturas de queima. Aparelhos de jantar de porcelana são resistentes à lava-louça, ao microondas e ao forno. Exceto quando contêm detalhes metálicos, pois esses elementos, mesmo que em pouca quantidade, não são recomendados para serem usados em aparelhos elétricos.

Para fazer com que as peças de porcelana durem muito mais tempo sem tantos arranhões, você pode armazená-las em caixas de acolchoadas ou guardá-las no armário com um tecido entre cada peça para deixar seus pratos mais seguros e evitar impactos que possam lascar a porcelana.

Aparelho de jantar de melamina

Esses tipos de aparelhos estão entre os maiores sonhos de muitas pessoas, pois são inquebráveis e muito difíceis de trincar. Peças de melamina são perfeitas para utilizar ao ar livre, mas não é um item adequado para ir ao microondas. No entanto, é possível levá-lo para a lava-louças.

Aparelho de jantar de faiança

Os jogos de jantar de faiança têm um acabamento especial que dá uma aparência suave e impermeável ao material, tornando-o ideal para o uso diário da sua família. São peças com muita durabilidade em relação aos modelos de cerâmica, mas ainda precisam ser mantidos em temperaturas uniformes. Se você optar por faiança, tenha cuidado para não expor a temperaturas muito altas ou muito baixas.

4. Escolha uma porcelana de qualidade

A experiência gastronômica deve ser aproveitada do começo ao fim. Afinal, a vida é muito curta para saborear um bom prato em qualquer recipiente, sair pela porta e depois esquecer no momento magnífico que você passou com a família ou com os amigos, não é mesmo? Por essa razão, montar um aparelho de jantar é parte da experiência gastronômica.

Vamos admitir: a primeira coisa que notamos em um jantar é o tipo de louça utilizada, pelo simples motivo de que o alimento ainda não foi servido. Isso é verdade, especialmente, em ocasiões formais. Por exemplo, porcelana fina, combinada com talheres igualmente sofisticados, dá uma impressão melhor do que usar artigos do dia a dia.

Montar um aparelho de jantar com peças de qualidade também ajuda a definir o tema do jantar, uma vez que esses elementos complementam a comida. Nesse caso, se uma paelha espanhola é melhor servida em um prato com cores sólidas, pois vão se integrar aos tons dos diversos ingredientes da receita. Além disso, quem nunca comprou pratos especiais para a ceia de Natal ou do Ano Novo?

como montar um aparelho de jantar

5. Verifique a funcionalidade de cada peça

Outra importância dos aparelhos de jantar de qualidade são seus objetivos funcionais. Em algumas situações, é fundamental optar por itens que conservem o alimento o mais quente possível e, o mais importante, as porcelanas devem manter a comida onde deveria estar e garantir uma boa estética. Por exemplo, as sopas devem ser servidas em tigelas, as bebidas em copos ou taças e os doces em pratos de sobremesa.

Em ambiente casual ou formal, montar um aparelho de jantar é extremamente importante para uma experiência gastronômica incrível. De qualquer maneira, defina sua mesa do seu jeito. Misture e combine estilos diferentes e procure por texturas interessantes.

Está tudo aberto ao gosto pessoal. Além disso, sempre esteja atento e verifique as instruções de cuidados com as peças escolhidas antes de colocá-las na lava-louças, no microondas ou no forno.

Com uma variedade de opções para escolher, basta encontrar a loja correta para começar a criar ótimos banquetes em sua casa. Afinal, com esses segredos, você já está bem equipado com as principais orientações para fazer a seleção certa para todas as suas necessidades. Acesse nosso site e escolha os itens ideais para montar um aparelho de jantar extremamente elegante, agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *