uma bela mesa depois das dicas de como montar a mesa de jantar

Organizar um jantar em casa é uma ótima forma de receber os amigos e familiares ou ter um momento romântico. Para que a ocasião seja prazerosa, é importante observar alguns elementos — como o que será servido, a quantidade das porções, as bebidas que harmonizam com o cardápio, entre outros.

Caprichar na decoração do ambiente também faz toda a diferença e pode realçar a refeição, além de demonstrar cuidado aos convidados. Por isso, é essencial saber como montar a mesa de jantar, de forma que os itens conversem entre si e formem uma experiência visual incrível.

Mas, como alcançar o melhor resultado? Para lhe ajudar, separamos algumas dicas para que você acerte nos detalhes e impressione os convidados. Confira!

Considere o uso da toalha de mesa

A toalha de mesa é um item praticamente obrigatório no enxoval, já que, além de proteger o móvel, ajuda a decorar o ambiente. É essencial que a peça seja do tamanho adequado e não fique desproporcional — ponto imprescindível para as superfícies redondas e que necessitam de uma toalha específica.

Na hora de escolher, é possível optar pelos modelos coloridos caso os outros itens ofereçam contraste. No entanto, tenha cuidado com estampas muito chamativas, já que podem deixar o visual confuso e o aspecto bagunçado.

As toalhas brancas são elegantes — e algumas contam com bordados que dão um diferencial à peça. Caso sua mesa tenha um design único e atraente, ainda dá para deixá-la sem o acessório e explorar a beleza da superfície.

Invista em sousplats

O sousplat é perfeito para ser disposto embaixo dos pratos, além de auxiliar a demarcar os lugares de cada convidado. Esse item é encontrado em diversos materiais e evita que o prato escorregue na mesa.

A escolha deve seguir a decoração base adotada. Se a toalha for estampada, opte por sousplats de uma única cor (presente na paleta). Caso ela seja branca ou a mesa esteja à mostra, é possível brincar com as cores e materiais — respeitando a temática e buscando a harmonia.

Aposte nos copos certos

Os copos devem seguir o estilo do jantar — dispor taças de vinho se a refeição será acompanhada por cerveja, por exemplo, pode arruinar a experiência, não é mesmo?

Prefira expor um conjunto completo de copos, afinal, não há nada pior do que uma parte dos convidados receber um modelo e outra ficar com itens diferentes. Pense sempre na unidade para acertar.

Para as taças de vinho, disponha peças ao lado para a água. As de cristal são ótimas opções, já que, além de bonitas, refletem a luz. As alternativas coloridas criam pontos de cor e levantam a decoração.

Não se esqueça dos talheres e pratos

Os talheres e pratos também precisam seguir o tipo de refeição servida. Uma sopa, por exemplo, não pode ser apreciada em um prato raso, certo? De forma similar, a faca para cortar a carne é diferente do modelo para peixes. Tudo isso deve ser levado em conta ao escolher.

Todos os itens devem estar limpos e em ótimo estado. Além disso, as peças têm que ser de um material resistente e adequado — aqui, os pratos de porcelana são a melhor alternativa.

Arremate com enfeites

Para arrematar com perfeição a tarefa de como montar a mesa de jantar, é interessante utilizar enfeites. Os centros de mesa são apostas elegantes e ocupam o espaço principal do móvel.

Os arranjos também ficam lindos se forem feitos com flores da época e de acordo com a paleta da decoração. Ainda dá para criar pontos de luz ao apostar em candelabros para um clima romântico. Preste atenção para que os enfeites fiquem em uma altura adequada e não atrapalhem a interação.

Ao oferecer um jantar, espera-se que a noite seja repleta de muita conversa, boa comida e um ambiente agradável. Com essas dicas de como montar a mesa de jantar, é possível arrumar o espaço de uma maneira convidativa e garantir uma experiência sem igual.

Gostou deste post e quer ainda mais inspirações? Então, conheça alguns acessórios para mesa de jantar que não podem faltar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This