Como incrementar flores na decoração?

Infalíveis em qualquer ambiente, as flores na decoração são um coringa precioso. Além de trazerem beleza e conforto para a casa, flores são elementos sem contraindicações, bem apreciadas para todas as situações e estações do ano.

Elaborar uma decoração com flores requer a combinação de estilo próprio, conhecimento de espécies e um mergulho na criatividade. Cada casa possui uma personalidade, que pode ser acentuada ou transformada com a presença de pétalas e folhagens por seus ambientes.

Confira neste texto algumas sugestões de como incrementar a casa utilizando flores na decoração. Veja quais são os acessórios que podem trazer nuances diferentes na ornamentação e entenda quais são os tipos mais indicados para cada caso. Não deixe de acompanhar! 

Trabalhe em cima de cores e tons

Usar os elementos da própria casa para se inspirar é uma boa dica na hora de compor os arranjos florais. As cores predominantes dos cômodos podem orientar as escolhas, seja para a harmonia ou para o contraste de tons presentes no ambiente.

Tendência em alta no design de interiores, os estilos minimalista e nórdico são bons estilos para estimularem as ideias nos ambientes mais neutros, como banheiro, lavabo e halls, ou trazer aconchego para varandas e jardins internos.

Cores vibrantes na decoração podem ser contrabalanceadas com flores menores e mais discretas. Tons pastéis e claros combinam com flores mais vistosas, em arranjo único ou adereçadas de modo simples.

Tenha vasos especiais para ocasiões especiais

Quando a ocasião pede uma decoração mais elaborada, deve se investir mais nos adereços de ornamentação, especialmente, nos vasos. Seja para uma recepção em comemoração de formatura, aniversário, casamento ou bodas, os vasos devem acompanhar a sumptuosidade da situação.

Os vasos de vidro são versáteis e perfeitos para cerimônias, já que podem expressar tanto neutralidade quanto criar bases bem compostas para a decoração.

Os modelos altos são muito elegantes e combinam com ambientes onde há vários elementos para enfeite. Também há os pequenos e mais discretos, ideais para arranjos individuais, centros de mesa e enriquecer as louças e componentes do decór.

Use as louças da casa para criar um ambiente aconchegante

Para criar ambientes mais aconchegantes, utilizar louças que fazem parte do conjunto são uma ótima ideia para reuniões mais íntimas, como sessão de cinema em casa, jantar com a família ou mesmo em uma noite mais romântica do casal. Essa tendência está super na moda, e, além de ser prática, é uma dica que não tem como ficar a cara dos donos da casa.

As cerâmicas de temática étnica e coloridas dão um toque de alegria sem trazer peso para a decoração. Combine flores mais leves para garantir suavidade e conforto visual. Flores de cabos curtos ficam lindas organizadas em xícaras de chás e pequenas tigelas, que podem ser organizadas em cantos mais discretos como em cima do aparador da sala, no quarto de hóspedes ou no quarto do casal.

Renove os vasos antigos com fitas e rendas

Quem possui vasos e cerâmicas e quer dar uma nova cara para eles, uma boa pedida pode ser ornamentá-los com fitas, cordas e rendas. Simples voltas ao redor da peça podem trazer um novo ar e devolver o uso daquele objeto que estava parado no armário.

A corda de sisal, por exemplo, é ótima para trazer um clima rústico e campestre. Fica lindo em vasos de vidro e compoteiras organizadas em ambientes externos.

As rendas podem ser colocadas para criar um ambiente mais romântico, para eventos que tenham um teor afetivo e que demandem um toque especial.

Fitas de cetim comemoram com brilho e graça bodas de casamento e festas de 15 anos, deixando o arranjo mais sofisticado, principalmente, se a comemoração for realizada à noite.

Não deixe de aproveitar as flores depois de secas

Mesmo tomando todas as providências para manter as flores saudáveis e inteiras, alguma hora ela vai secar. Mas nem por isso o buquê se torna inutilizado, pelo contrário: a desidratação das flores pode revelar ainda outra beleza, aproveitável para outros arranjos ou combinações.

Por isso, quando o buquê começar a dar sinais de esmorecimento, guarde as pétalas que forem caindo ou retire o conjunto e deixe-o secar, controladamente, em um ambiente com muito sol.

Depois de completamente desidratadas, as flores na decoração podem ser dispostas de muitas maneiras: nos pratos e pires dos vasos, de modo mais orgânico; pendurados em molduras e varais, criando um pendente com o conjunto íntegro; preenchendo vasos e outros objetos de vidro, jogando com a transparência.

As flores secas combinam com ambientes mais bucólicos e selvagens, trazendo beleza de modo muito sutil à casa em dia de reuniões com amigos.

Aprenda a conservar as flores na decoração da casa

No entanto, a regra geral é garantir a durabilidade dos arranjos com algumas poucas e simples medidas. Cortar o caule em ângulo de 45º é uma maneira de aumentar a superfície de contato com o líquido de sua nutrição, garantindo plantas mais fortes e saudáveis.

Uma pequena dose de vodca ou de água sanitária pode ser adicionada à água dos vasos para potencializar o tempo de duração das pétalas. Se for fazer um arranjo com muitas peças, faça uma grade com fita adesiva no vaso e organize melhor cada flor, sem machucá-las.

O ideal para ter flores bonitas é ter atenção na estação do ano para escolher as espécies corretas. Confira alguma das flores típicas de cada uma delas:

Verão

Na estação mais quente do ano, as cores invadem o jardim e trazem flores mais suntuosas. Perfeitas para dias alegres, as espécies mais indicadas para o verão são as zínias, dálias, hibiscos, petúnias, margaridas, rosas e, claro, os girassóis!

Inverno

Em temperaturas baixas, escolha flores que resistam aos climas mais congelantes, não se esquecendo de retirar as folhas assim que elas amarelarem. As espécies mais indicadas para essa estação são as azaleias, orquídeas, begônias, lírios e ciclames.

As flores na decoração podem estar apenas nos detalhes da composição ou serem a protagonista da festa! Aproveite os momentos de inspiração para criar arranjos com personalidade e bom gosto.

Para iluminar a criatividade, que tal dar uma olhada nesses artigos florais e deixar a imaginação voar um pouquinho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This