Saiba como fazer um jardim vertical para melhorar ainda mais a decoração

Com cada vez menos áreas verdes nos centros urbanos, o que pudermos fazer para compensar essa falta será sempre válido, não é? Hoje, vamos sugerir como fazer um jardim vertical em sua casa. Assim, pelo menos você terá uma área verde pertinho para desfrutar.

Para começar, é preciso selecionar as melhores áreas para montar seu jardim vertical. Os melhores locais são aqueles que compartilham períodos de sombras com os de incidência dos raios solares. Principalmente, para as plantas que pedem essa alternância.

Para entender melhor como fazer um jardim vertical em sua casa, continue a leitura!

Use treliças

Com um pequeno espaço disponível na parede de sua varanda, é possível fazer um jardim vertical lindo, utilizando treliças. Você pode escolher uma boa variedade de plantas e dispô-las harmoniosamente.

Trata-se de uma ideia bastante acessível. É possível fazer suas próprias treliças — o que, logicamente, sairá mais barato — ou comprá-las já prontas, em locais que comercializam produtos de jardinagem.

Será preciso saber o tamanho e a largura que mais se encaixe ao espaço que você dispõe. Pronto, é só escolher as plantinhas e os vasinhos, e fixá-los com braçadeiras.

Aproveite uma escada de madeira

como fazer um jardim vertical escada de madeira

Sabe aquela escada velha de madeira, que você já estava até pensando em se desfazer? Saiba que ela pode ser muito útil para um jardim vertical. Aliás, após dar um trato na madeira, fica um charme só. Dá um aspecto retrô e as plantas ainda agregam mais valor ao espaço.

Você utilizará os degraus para colocar os vasos e é só caprichar na escolha das plantinhas. Algumas boas dicas são: cactos, samambaias e suculentas. Procure alternar entre plantas de tamanhos diferentes. Fácil, né? Invista nessa ideia!

Utilize prateleiras

As prateleiras são bem fáceis de serem instaladas e dão um efeito bem legal ao espaço. A vantagem é que essa ideia é bastante utilizada por quem deseja fazer uma horta vertical em casa. Ficam mais acessíveis para pegar o temperinho com facilidade.

Contudo, se você quiser encher suas prateleiras de flores, melhor ainda. O ambiente ficará lindo e alegre.

Use um porta pano de prato

Ter uma horta na cozinha de seu apartamento pode ser uma praticidade, não é mesmo? Na verdade, você só vai precisar de alguns vasos, alguns porta panos de prato e ganchos para que tudo fique perfeito.

Compre mudas de sua preferência e pendure os vasinhos no seu porta panos de prato — aqueles compridos, sabe? Dê uma distância de um para o outro, para que os vasinhos não fiquem muito próximos. Para isso, use ganchos para prender o vaso no porta pano de prato, simples assim.

Conheça as plantas mais indicadas para um jardim vertical

Quanto aos raios solares e os horários de sombra, é preciso analisar o local onde ficará seu jardim e escolher a planta ideal. Veja alguns exemplos:

  • plantas para jardim vertical com bastante sol: flor-canhota, colar-de-pérolas, jiboia, hera-inglesa e aspargo;
  • plantas para jardim vertical semissombreado: antúrio, samambaia, rabo-de-gato, véu-de-noiva, liríope, flor-de-maio e babosa-de-pau.

Saiba os cuidados para ter um jardim vertical em casa

como fazer um jardim vertical apartamento

Quando montar seu jardim, é essencial escolher bem o tipo de plantas, visto que, como falamos, algumas se dão bem com muito sol e outras não. Isso varia de acordo com o espaço disponível. A quantidade de luz e sombra que o local recebe, é primordial para que elas se desenvolvam bem e fiquem bonitas.

Outra dica importante é, sempre que possível, revolver a terra, para que o adubo se espalhe e a planta se desenvolva melhor. Você pode utilizar acessórios, como uma faca ou garfo específicos para a função.

Agora, que você já sabe como fazer um jardim vertical, traga mais verde para a sua vida. Aproveite nossas sugestões e torne sua casa mais bonita e aconchegante!

Gostou de nossas dicas? Então, veja também quais tipos de temperos que não podem faltar na cozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *