como fazer nhoque tradicional

Você sabe como fazer nhoque caseiro? Conhece as muitas versões existentes da iguaria? Se ele já é delicioso na forma original, imagine com inovações! Por conta disso, podemos afirmar: vale a pena aprender receitas desse alimento que é tão prática, versátil e com sabor inconfundível!

Pensando nessa grande variedade e nas múltiplas opções que existem, vamos listar 4 receitas diferentes para você aprender como fazer nhoque caseiro. Prossiga com a leitura e escolha a opção que mais agrada ao seu paladar!

História do nhoque — onde tudo começou

Antes de listarmos algumas receitas para inspirar você, vamos contar um pouco da história desse alimento tão antigo que nasceu na Itália, durante os penosos tempos de guerra, como uma alternativa para os mais pobres se alimentarem.

Derivado de uma mistura de farelos de pão, com um pouco de farinha e água quente, surgiu uma massinha modelável que foi cortada em pequenas porções e depois cozida em um caldo enriquecido com ossos de galinha e vegetais. Inicialmente, o pão era a base da receita, e só tempos mais tarde é que a batata foi incluída dando origem à forma como conhecemos o nhoque hoje em dia.

Vale dizer que depois disso, muitas versões novas foram surgindo e a diversidade de modos de preparo se ampliou de maneira significativa. Algumas receitas levam ovos e até diferentes tipos de farinhas como a de trigo, a de arroz e semolina. Vamos conhecer algumas no tópico abaixo!

Como fazer nhoque — 4 receitas diferentes

Se chegou até aqui, sabe que o nhoque tradicional apenas inaugurou a forma de preparar e comer essa delícia italiana. Confira, abaixo, a receita convencional e muitas outras!

 1. Nhoque tradicional

Ingredientes:

  • Água filtrada para o cozimento;
  • 5 batatas inglesas grandes;
  • 1 xícara de farinha;
  • sal a gosto.

Modo de preparo

Coloque as batatas para cozinhar em uma panela alta, para evitar que a fervura transborde. Adicione sal a gosto, já nessa etapa. Depois de cozidas, esprema as batatas com um espremedor ou amasse com um garfo.

Feito isso, ponha as batatas amassadas em um bowl grande e adicione a farinha de trigo, amassando e misturando até que ela esteja totalmente incorporada à massa.

Em seguida, faça rolinhos com a massa e corte em pedaços de aproximadamente 2 cm. Aproveite a panela do cozimento das batatas, coloque novamente água para ferver com mais um pouco de sal. Nessa etapa, é possível adicionar à água temperos frescos, como alecrim, manjericão ou salsa, pequenos truques culinários para agregar mais sabor ao nhoque.

Cozinhe os pedaços cortados da massa, até que eles comecem a boiar na superfície do caldo. Retire-os com uma escumadeira, deixe-os escorrer em uma peneira grande e jogue água fria por cima, para interromper o cozimento.

Sirva com o molho de sua preferência. No caso do nhoque tradicional, o mais comum é o molho de carne em caldo de tomate, mais conhecido como bolonhesa.

2. Nhoque fitness de batata-doce

como fazer nhoque de batata doce

Ingredientes:

  • Água filtrada para o cozimento;
  • 5 batatas doce grandes;
  • azeite;
  • 1 xícara de farinha de arroz ou outra que não tenha glúten;
  • 50 g de queijo parmesão (opcional);
  • Alecrim e sálvia frescos;
  • sal a gosto.

Modo de fazer

Para um sabor mais marcante, esse nhoque é preparado de uma maneira um pouco diferente da tradicional, especialmente, no que se refere ao cozimento das batatas.

Nessa receita, as batatas são assadas no forno, sem casca, e regadas no azeite, com ramos de alecrim e sálvia salpicados sobre elas. Após assadas, elas devem ser amassadas e misturadas com a farinha e o queijo parmesão.

Em seguida, o procedimento passa a ser idêntico ao anterior, modelar, cortar, e cozinhar em água fervente. Para o molho, nossa sugestão é um molho de tomate fresco, com muçarela de búfala e manjericão fresco para finalizar.

3. Nhoque de batata baroa

Ingredientes:

  • Água filtrada para o cozimento;
  • 500 g de batata baroa;
  • 1 dente de alho;
  • 1 pedaço médio de alho poró;
  • 1 xícara de farinha de semolina;
  • sal a gosto.

Como fazer

Esse nhoque fica simplesmente divino e vai bem com uma variedade grande de molhos e acompanhamentos! Seu modo de preparo segue a forma padrão com cozimento das batatas na água. Para isso, adicione o sal a gosto e o pedaço de alho poró na água de cozimento.

Depois de cozidas, amasse ou esprema as batatas, adicione a farinha de semolina e mais um pouco de sal. O dente de alho deve ser amassado ou ralado e acrescentado à massa para um sabor um pouco mais apurado.

Em razão da enorme versatilidade da batata baroa, os molhos podem ser os mais variados — desde cogumelos refogados em molho branco com queijo grana padano, passando por ragus de carne de cordeiro e até um simples molho vegano feito com tomates, berinjela e abobrinha. Escolha o seu e usufrua dessa maravilha da gastronomia!

4. Nhoque de abóbora

como fazer nhoque de abóbora

Ingredientes:

  • Água filtrada para o cozimento;
  • 800g de abóbora japonesa;
  • 1 e ½ xícara de farinha;
  • 1 gema de ovo;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • Um punhado de alecrim;
  • sal e pimenta a gosto.

Como fazer

Nessa versão de nhoque as abóboras também são assadas no forno, e podem receber temperos extras durante esse processo, como pimenta e alecrim ou algum outro de sua preferência.

Depois de assadas, devem ser amassadas e misturadas com a farinha, a gema e a manteiga. Diferentemente das outras receitas, essa massa precisa descansar por 24 horas na geladeira, a fim de que uma consistência boa para a manipulação seja alcançada.

Então, após esse prazo, retire a massa da geladeira, polvilhe uma superfície limpa com um pouco de farinha e molde a massa, cortando, mais uma vez em pequenas porções.

Feito isso, a massa deve ser cozida em água fervente e retirada rapidamente, pois aqui, o cozimento é mais rápido. Para o molho, uma boa ideia é fazer um molho branco com o marcante queijo de cabra e salpicar amêndoas na montagem do prato, para uma dose de textura e crocância.

E aí, ficou com água na boca só de ler essas receitas apetitosas? Seja em qual versão for, uma coisa é certa: o nhoque é uma comida deliciosa que aquece o coração e é uma excelente alternativa para os almoços de domingo com a família!

E agora que você aprendeu as 4 receitas diferentes de como fazer nhoque caseiro, assine a nossa newsletter e receba as nossas dicas e novidades em sua caixa de entrada. Prometemos não enviar spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *