harmonização com cerveja alimentos

É normal associar cerveja a petiscos — e não há nada de errado nisso. Afinal, eles são deliciosos e práticos. Mas saiba que é possível também realizar outros tipos de harmonização com cerveja. A bebida que consegue agradar a maioria dos brasileiros, além de acessível e econômica, pode tornar a reunião com os amigos ou até mesmo um jantar romântico ainda mais interessantes.

Existem diversos tipos de cerveja, que podem ser consumidos com refeições simples ou sofisticadas. Para harmonizar corretamente é preciso conhecer as características da bebida e também do prato. Assim conseguimos combinar os elementos para que aconteça uma experiência única ao paladar. Quer descobrir como fazer isso? Continue lendo o texto!

Saiba quais são os principais tipos de cerveja

harmonização com cerveja tipo de cerveja, tela Artois, Heineken

Existem mais de 100 estilos de cervejas pelo mundo, com diferentes personalidades de aroma, sabor, intensidade. Você não precisa conhecer todas elas, mas é legal saber quais são as principais para conseguir variar e fazer as combinações.

Pilsen

A cerveja Pilsen tem origem na cidade de mesmo nome, na região da Boêmia, atual República Checa. É uma bebida leve, com baixa fermentação, de cor dourada e colarinho cremoso. Apresenta um ótimo equilíbrio entre o puro malte da cevada e os lúpulos especiais, fazendo com que o amargor fique bem discreto. Esse é o tipo de cerveja mais consumido pelo mundo e é muito fácil de ser encontrado nos supermercados.

Rauchbier

Rauchbier é uma cerveja produzida na Alemanha a partir de maltes defumados. Isso explica o seu nome, já que rauch significa fumaça em alemão. A bebida tem coloração âmbar, já o sabor e o aroma lembram bacon, linguiça defumada, o amargor é equilibrado.

Weiss

A Weiss, ou Weizenbier, é uma cerveja de trigo criada no sul da Alemanha. Além do trigo, fazem parte de sua composição malte de cevada, lúpulo e levedura. Geralmente, a bebida não é filtrada e apresenta, por isso, uma turbidez. Por conta da alta fermentação, seu aroma e sabor remetem a cravo e banana.

India Pale Ale

Originária da Índia, a cerveja India Pale Ale — ou apenas IPA — está ganhando mais espaço em nosso país. A bebida, de cor dourada acobreada, tem grande concentração de lúpulos, o que a torna amarga e muito aromática. O estilo agradou tanto que a cerveja já possui aproximadamente oito variações.

Vienna Lager

Esse tipo de cerveja foi desenvolvido em 1840, em Viena, na Áustria. Trata-se de uma bebida clara e brilhante, suave, com aroma e sabor maltados — lembrando caramelo e até mel. Além disso, possui uma carbonatação moderada, e um bom equilíbrio entre o malte e os lúpulos.

Conheça os tipos básicos de harmonização

harmonização com cerveja e queijos

As experimentações são infinitas. Apesar de existirem técnicas e cursos sobre o assunto, a harmonização é uma arte e, como toda arte, é livre. Encare isso como uma atividade divertida e desafiadora.

Com o tempo vai ser muito mais fácil encontrar a cerveja ideal para acompanhar as suas receitas prediletas. Entretanto, existem algumas regras que podem ajudar você a ter mais segurança para harmonizar. Confira!

Harmonização por semelhança

Como o próprio nome indica, a ideia é encontrar uma cerveja com elementos parecidos ou totalmente semelhantes aos do prato. É uma ótima maneira de começar, já que é considerado um método simples e muito eficaz.

O ponto em comum pode estar no aroma, na cor, sensação gustativa, intensidade, entre outros elementos: uma cerveja India Pale Ale poderia ser harmonizada com pratos igualmente marcantes, como chili com carne ou salmão ao molho de maracujá. Já se a intenção é beber a cerveja enquanto come uma salada, por exemplo, talvez seja interessante buscar um tipo mais leve.

Harmonização por contraste

Muitas vezes os opostos se atraem. Na combinação por contraste, o objetivo é reunir itens diferentes, opostos uns aos outros, mas que juntos geram harmonia e potência de sabor. Assim, conseguimos produzir uma combinação única e surpreendente.

Ou seja, um prato doce pode ser consumido com uma cerveja de alto amargor. Já a doçura da cerveja Weiss, por exemplo, pode ser harmonizada com frutos do mar e aves.

Harmonização por complemento

Nesse tipo de combinação os elementos do prato e da cerveja se complementam. Essa harmonização fica mais fácil de entender quando a relacionamos a misturas que já fazem parte da nossa cultura, como o café com leite ou o queijo com goiabada.

Essa sensação de completude de sabores também acontece quando consumimos um peito de frango grelhado com limão e uma cerveja Rauchbier, por exemplo. O defumado da bebida complementa o sabor do prato.

Entenda como fazer harmonização com cerveja

harmonização com cerveja e carnes

Como já falamos, harmonizar é criar combinações entre elementos para construir sensações. Antes de qualquer coisa, você precisa entender com quais características está lidando. Se o instinto não ajudar, não tenha medo de pesquisar na internet para descobrir.

É preciso observar os temperos, modo de preparação, quantidade de gordura, texturas e elencar os ingredientes que merecem ser destacados. Depois, é necessário pensar na cerveja que vai combinar com o prato. Da mesma forma que foi feito com a receita, as suas características também precisam ser desbravadas para que o processo seja concluído com sucesso.

Construir a combinação é um exercício de criatividade, excelente para descobrir novos sabores e possibilidades. Não precisa ter medo de errar. Lembre-se de que o pior que pode acontecer é o prato e a bebida terem de ser apreciados separadamente, o que não é um grande transtorno.

Utilize os sentidos, reflita sobre as características presentes nas receitas e escolha uma cerveja que vai tornar a degustação um momento ainda mais prazeroso. Tudo isso, é claro, levando em conta o gosto pessoal da maioria dos convidados.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? A harmonização com cerveja oferece aos convidados uma experiência única. Eles vão se sentir especiais quando perceberem que você pensou em cada detalhe para recebê-los na sua casa. Com certeza vale a pena sair da zona de conforto e experimentar novas combinações.

Já pensou em qual taça vai servir as cervejas do encontro? Elas também são essenciais para melhorar a apreciação do que se bebe. Conheça os tipos de taças para cada bebida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *