pessoa curtindo piscina depois de construir uma piscina

A piscina é um excelente ambiente para curtir os dias de calor, relaxar e aproveitar com os amigos. Para que todos os momentos sejam confortáveis e como o esperado, é necessário saber como construir uma piscina.

Além de encontrar uma boa empresa especializada, é preciso pensar no planejamento do projeto e até no acabamento. Depois que tudo estiver pronto, será possível relaxar e curtir a água fresca de um jeito especial.

Para que nenhum aspecto importante fique de fora, veja como construir uma piscina e descubra como obter os melhores resultados! Boa leitura!

Observe o terreno e o posicionamento

O local onde a piscina será instalada é uma das principais preocupações sobre a construção. O terreno tem que ter as condições avaliadas, de modo que a instalação aconteça de um jeito seguro e funcional.

Verifique, por exemplo, se o terreno é irregular. Se for, há maiores dificuldades quanto à estabilidade e o projeto terá que contemplar esse aspecto. O tipo de solo também influencia na decisão, já que algumas opções exigem pavimentação ou grama, de modo a evitar que a água fique constantemente suja.

Quanto ao posicionamento, verifique, primeiramente, a incidência solar no terreno. Se a intenção for aproveitar o máximo dos raios solares, a piscina precisa ser construída numa área de sol pleno. Por outro lado, recorrer a um espaço com sombra pode ajudar a melhorar o conforto nos dias extremamente quentes.

Não deixe de verificar se, ao redor, há telhados, árvores e outros itens. Assim, é possível garantir que ela não seja atingida por objetos que podem até comprometer a sua integridade.

Pense no perfil dos usuários

Como a intenção é receber amigos e curtir o local em grupo, ao construir uma piscina, é preciso considerar o perfil de quem usará o lugar. É a partir dessa consideração que se torna possível definir qual seria o formato adequado, bem como a profundidade a escolher.

Se crianças frequentarão a piscina, tenha cuidado com o nível de profundidade, já que podem acontecer afogamentos. Nesse caso, vale criar um espaço progressivo de aumento ou até uma área infantil dedicada.

Por outro lado, se a intenção é receber uma quantidade bem grande de adultos, ela precisará ter as dimensões certas de largura, comprimento e profundidade. Desse modo, é possível se divertir no local, ao usar as boias da moda ou mesmo ao disputar esportes aquáticos.

Também é graças a essa avaliação que se pode decidir sobre o uso de outros elementos, como uma cascata ou apoio para rede. Se houver área disponível, dá até para construir uma espécie de bar no centro da água, o que cria um efeito ainda mais interessante.

A partir da análise, é possível identificar como aproveitar melhor o espaço dedicado do terreno, sem exagerar ou deixar de contemplar nenhuma necessidade.

Planeje como será a manutenção

Tão importante quanto construir uma piscina é garantir que, ao final, ela esteja sempre própria para o uso seguro e confortável. Para que isso seja viável, é necessário contar com um processo facilitado de manutenção.

Para simplificar as etapas, as conexões e a casa de máquinas fazem a diferença. Ter um skimmer, por exemplo, ajuda a manter a água limpa, já que ele suga as impurezas e devolve o líquido purificado.

Também é graças à casa de máquinas que é possível tratar a água no momento em que ela entra no local. Dessa forma, ela fica limpa por mais tempo, garantindo a total segurança.

Outro ponto relevante é a seleção do material. Entre a piscina de alvenaria e de fibra de vidro, reconheça as necessidades de limpeza, materiais que serão usados e as técnicas adequadas. Considere suas principais exigências e, a partir daí, faça a melhor escolha.

Não se esqueça da sustentabilidade

Além da funcionalidade e da beleza, a piscina tem que envolver um conceito muito importante: a sustentabilidade. Ou seja, uma das preocupações deve ser proteger o meio ambiente e evitar o desperdício de recursos.

Logo nas primeiras etapas, isso surge ao escolher materiais de melhor qualidade. Um cimento sustentável para a fundação ou os revestimentos especiais diminuem o impacto da construção.

Também é fundamental pensar na economia de água. Como o consumo pode ser muito elevado, esse recurso tem que ser protegido.

Para evitar o desperdício, é válido ter um bom plano de tratamento da água e dispositivos que ajudem a mantê-la limpa. Além disso, é fundamental que o entorno seja planejado para prevenir que as impurezas atinjam a superfície.

Use a decoração para complementar o espaço

Ter uma casa bonita se estende, também, à área externa. Por isso, ao construir uma piscina, é interessante pensar na decoração como um elemento extra para a valorização e para deixá-la ainda mais confortável e com a sua cara.

Tudo começa, inclusive, na seleção do revestimento. As pastilhas selecionadas para revestir a piscina influenciam diretamente no visual que será obtido. Há quem escolha um tom intenso de azul, enquanto outras pessoas preferem um aspecto claro e tradicional. Também é o caso de selecionar opções com padronagens no fundo, de modo a criar um visual diferenciado.

Em seguida, é o momento de se preocupar com o local ao redor. Um bom deck de madeira, por exemplo, ajuda a complementar o espaço e traz maior segurança.

No entorno, é possível adotar os móveis certos, como espreguiçadeiras, mesas e cadeiras. Nas proximidades, uma área gourmet garantirá churrascos e outras refeições com bastante conforto. Nesse caso, é preciso dispor de uma churrasqueira e de alguns assentos, como bancos elevados.

Para completar, é recomendado investir em outros elementos, como vasos decorativos ou de plantas e estátuas de jardim. Tudo isso garantirá que o local tenha muita personalidade e ajudará a criar a melhor experiência!

Para os momentos noturnos, não deixe de contar com uma boa iluminação. Além de permitir o uso do ambiente em qualquer horário, é um jeito de deixar o projeto valorizado em todas as horas.

Ao usar essas dicas, construir uma piscina em casa não será um desafio. Ao final, você terá um espaço perfeito para aproveitar com os amigos e ter as melhores experiências!

Restou alguma dúvida sobre a etapa? Deixe-a nos comentários para que possamos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This