controle da casa inteligente

Estamos vivendo uma era smart, em que os objetos do dia a dia estão se tornando mais inteligentes para facilitar nossas vidas e nos ajudar com tarefas do cotidiano. Mas não são somente os eletrônicos que fazem parte desse processo. Você já ouviu falar em casa inteligente?

Para uma casa ser considerada inteligente, ela deve estar equipada com tecnologias que executem por si só tarefas que, outrora, dependiam de pessoas para serem desempenhadas. Ligar as luzes, por exemplo, pode ser programado em um computador, assim como a temperatura do ar-condicionado e da água do chuveiro.

Para saber mais sobre o assunto, conhecer as principais tecnologias e descobrir se você realmente precisa de uma casa inteligente, confira as informações que separamos neste post. Acompanhe a leitura!

Quais são as principais tecnologias hoje disponíveis para uma casa inteligente?

A seguir, separamos 5 tecnologias que estão disponíveis atualmente e que podem fazer com que sua casa seja considerada inteligente e integrada. Veja.

1. Recursos de automação

A automação é, certamente, um dos pontos principais numa casa inteligente. Com ela, você tem a oportunidade de controlar, à distância (por meio de seu celular, por exemplo), as luzes e até mesmo os eletrodomésticos, que ainda podem ser programados para ligar ou desligar nas horas que forem determinadas.

Além disso, até mesmo portas, janelas e persianas podem estar interligadas em um sistema de automação, fazendo com que o controle dos recursos de sua casa estejam todos em suas mãos.

2. Sensores de presença e segurança

Os sensores podem ser instalados por toda a casa e programados para acender as luzes apenas quando houver pessoas naquele determinado ambiente. Com isso, você tem a possibilidade de diminuir os gastos com energia elétrica.

Além disso, eles ainda podem ser úteis como equipamentos de segurança, para que seja possível identificar elementos estranhos no ambiente. Uma casa inteligente também deve estar equipada com câmeras e alarmes de fumaça. Existe, hoje, a possibilidade de receber notificações caso algum deles identifique qualquer anormalidade.

3. Equipamentos com comando de voz

Pensa que ligar ou desligar as luzes da sua casa por meio do comando de voz é um sonho distante? Se até pouco tempo atrás isso só existia em filmes e séries, hoje em dia é totalmente plausível.

O comando ainda pode ser usado para acionar aparelhos de som, televisão e condicionadores de ar, entre outros equipamentos. É simples adicionar essa função a diversas outras partes fundamentais da casa.

4. Recursos de sustentabilidade

Além de contar com as tecnologias dignas de ficção científica, a casa inteligente também pode estar equipada com painéis solares, que ajudam a diminuir os gastos com a conta de energia e ainda são sustentáveis, já que dependem de uma energia renovável não-poluente.

Essas casas ainda podem ser construídas com mecanismos que permitam o reaproveitamento da água das pias e do chuveiro para vasos sanitários ou para o jardim. Com isso, seu consumo de água é diminuído e, consequentemente, os impactos ao meio ambiente.

5. Fechadura digital

Você pode parar de se preocupar com esquecer ou perder as chaves de portões e portas. Em uma casa inteligente, a fechadura pode ser acionada a partir da digital dos moradores ou de uma senha.

Essa tecnologia, além de trazer mais facilidade para os moradores, garante muito mais segurança.

Quais as vantagens de uma casa inteligente?

Mesmo depois de conhecer as tecnologias, você ainda pode estar se perguntando por que deve investir em uma casa com tantos desses recursos, não é mesmo?

O que nós podemos dizer é que sua vida, com certeza, não será a mesma depois que tiver todos esses dispositivos ao seu alcance. Abaixo, listamos 5 vantagens. Confira!

Economia de energia

Uma casa inteligente dá a possibilidade de controlar quando os eletrodomésticos e eletrônicos estão ligados mesmo estando longe, além de manter as lâmpadas apagadas quando não houver ninguém por lá.

Com isso, diminui-se o consumo energético em relação a uma casa convencional, o que compensa os investimentos feitos com a instalação dos equipamentos.

Mais praticidade

Se você chega em casa cansado, sabe que qualquer momento de descanso é válido. Por causa disso, contar com a automação ou acionar eletrônicos por comando de voz podem ser soluções excelentes para trazer mais praticidade no seu dia a dia.

Maior segurança

Os equipamentos de segurança podem garantir uma vida com mais tranquilidade para você e para a sua família. Com a fechadura digital, por exemplo, anulam-se os riscos de arrombamento e ainda pode definir quem pode ter acesso ao interior da casa. Já as câmeras podem ser acessadas remotamente para que se veja ao vivo tudo o que está acontecendo.

Maior controle sobre as crianças

Com a possibilidade de controlar os ambientes da casa remotamente, você tem mais controle sobre o que seus filhos estão fazendo, o que estão assistindo, onde estão brincando. Sendo assim, é possível ter mais tranquilidade em relação ao comportamento das crianças e sua segurança.

Economia de recursos

Uma casa inteligente pode estar equipada com aparatos que informem a você sobre o gasto de recursos, como a água. Além disso, existe a possibilidade de programar a reutilização para os vasos sanitários e até para a rega de plantas.

Como decidir se preciso de uma casa inteligente?

Depois de conhecer os equipamentos e as vantagens de contar com uma casa inteligente, é hora de pensar se os investimentos valem a pena. Por causa disso, você deve pensar no dia a dia da sua família e observar se as facilidades que uma casa inteligente oferece realmente seriam úteis para a rotina de vocês.

Se seus filhos ficam sozinhos ou com uma babá em casa, por exemplo, contar com câmeras de segurança pode trazer uma maior tranquilidade aos pais, que têm a possibilidade de ficar de olho nas atividades que estão ocorrendo em casa.

Quem tem pouco tempo livre também pode se beneficiar das facilidades, pois evita perder tempo com atividades pequenas, mas que consomem bastante tempo do seu dia.

Como você acabou de ver, uma casa inteligente pode ser uma grande aliada para tornar suas atividades corriqueiras mais simples, diminuir seus gastos e até mesmo o seu trabalho do dia a dia. Por causa disso, considere fazer esse investimento e garanta mais conforto e praticidade para toda a sua família!

Agora que você já sabe o que é uma casa inteligente e conhece as suas vantagens, confira nosso post especial com dicas imperdíveis de como organizar a cozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *