cardápio vegano sendo preparado

O estilo de vida vegano consiste em não consumir nada que tenha origem animal. Além da carne, inclui também o leite, ovos e o couro, por exemplo. Geralmente, quem é adepto a esse lifestyle procura levar a proposta para todos os aspectos da vida. Entretanto, se você vai receber amigos em casa ou está no começo da sua transição, um bom cardápio vegano já é um excelente início.

Para ajudar você a criar um menu variado, prático e saboroso, reunimos nesse post algumas receitas incríveis que você pode fazer em um evento especial ou no seu dia a dia mesmo. Continue lendo o texto e separe um espacinho no seu caderno de receitas. Vale a pena, pode apostar!

 

amigos aproveitando um belo cardápio vegano

 

 

Entenda mais sobre o veganismo

Antes de começar a pensar nas receitas que pode fazer, você precisa ter em mente o que significa ser vegano. Muito além da alimentação, trata-se de um estilo de vida baseado em evitar qualquer tipo de crueldade com os animais. Isso abrange consumir produtos provenientes da exploração realizada pela indústria alimentícia.

Assim, quando o assunto é comida, ser vegano significa abrir mão de qualquer gênero alimentício que tenha origem animal, seja de maneira direta ou indireta. Ou seja, leite, ovos, queijos, manteiga e até mesmo o mel são evitados. No entanto, embora seja um tipo de dieta bastante restritiva, é possível criar pratos saborosos e muito nutritivos. Basta um pouco de criatividade e boa vontade.

Aprenda a montar um cardápio vegano

Para criar um bom cardápio vegano, você precisa aprender a usar ingredientes que não sejam tão usuais. Farinha de coco e amêndoas, leite de coco, todos os tipos de vegetais, cogumelos, grãos, sementes, temperos e especiarias são algumas dessas belas opções.

Que tal conhecer algumas receitas que separamos para você arrasar na hora de montar um cardápio vegano? Elas são práticas e saborosas. Até quem não é vegano vai gostar, pode ter certeza!

 

 

Biscoitos de banana e aveia

Seja para o café da manhã, seja para o lanche da tarde, os biscoitos sempre caem muito bem. Para fazer essa receita bem simples, você não vai precisar de muitos ingredientes. Junte 2 bananas amassadas, 200ml de aveia em flocos, 1 colher de sopa de óleo de coco, 1 pitada de fermento e 2 colheres de cacau em pó (que você pode substituir por canela ou castanhas trituradas).

Para iniciar o preparo, deixe o forno aquecer previamente. Em um recipiente, misture a banana com aveia, óleo de coco, fermento e cacau, até formar uma massa homogênea. Unte uma assadeira ou forma de pizza. Coloque uma colher da massa de cada vez, formando pequenos bolinhos. Em seguida, leve ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos. Sirva na hora com café.

Pão de queijo vegano

Essa é mais uma receita que você pode colocar no seu cardápio vegano para o café da manhã ou lanche da tarde. Separe 300g de batata baroa picadinha, 200g de polvilho doce, 50g de polvilho azedo, 1 pitada de fermento, 100ml de água, 5 colheres de óleo de coco e 1 pitada de sal.

Cozinhe, então, a batata até ficar macia e, depois de escorrer, amasse bem até formar uma massa. Em seguida, deixe o forno aquecendo e misture em um recipiente os dois tipos de polvilho com o fermento. Reserve.

Pegue uma panela e coloque para ferver a água, o óleo de coco e o sal. Quando estiver fervendo, jogue sobre as farinhas, acrescente a batata e continue misturando até que fique homogênea. Unte uma forma, faça pequenas bolinhas e coloque para assar por aproximadamente 50 minutos. Sirva quentinho!

 

Esfirra de espinafre

Essa já é uma receita que também pode ser consumida tanto no almoço quanto no jantar, especialmente se você estiver com pouco tempo na sua rotina. O espinafre é uma ótima fonte de ferro e de proteínas. Portanto, é altamente nutritivo!

Reúna 1 tablete de fermento fresco, um copo americano de água morna, meia xícara de óleo, 1 pitada de sal, 1 pitada de açúcar e 5 xícaras de farinha integral. Para o recheio, separe uma porção generosa de espinafre e temperos a gosto.

Para preparar a massa, comece dissolvendo o fermento em um recipiente, junto com o açúcar e o sal. Em seguida, adicione a água, o óleo e a farinha. Por sinal, a farinha deve ser colocada aos poucos e de forma delicada.

Feito isso, é hora de amassar. Misture tudo com as mãos em uma bacia ou em superfície untada com farinha. Quando a massa estiver homogênea, deixe-a descansar por meia hora. Para isso, coloque a mistura em um recipiente seco e coberto com um tecido.

Você pode ir preparando o recheio enquanto espera! Separe as folhas do espinafre e lave bem para evitar larvas e outras impurezas. Então, refogue os temperos, como alho e cebola, usando um fio de azeite. Quando estiverem ligeiramente dourados, acrescente o espinafre com um pouquinho de água.

Depois que a massa estiver pronta, separe em porções do tamanho aproximado da palma da sua mão e amasse, formando um tipo de disco. Coloque o recheio no centro, modele a esfirra e coloque para assar por cerca de 35 minutos em forno pré-aquecido.

 

cardápio vegano sendo preparado

 

Macarrão à carbonara

Se você deseja fazer uma refeição mais encorpada e surpreender seus amigos e familiares, essa é uma excelente opção. Para essa preparação, você precisará de 300g de macarrão sem ovos, 200g de bacon vegano ou outro equivalente, alho, sal, 2 colheres de azeite ou óleo de coco, 1 unidade de tofu macio, 1 saquinho de natas de aveia, tempero a gosto e queijo vegano.

Cozinhe o macarrão com o sal. Refogue em outra panela, os temperos com o bacon vegano ou equivalente. Em um terceiro recipiente, junte a nata de aveia com o tofu macio e temperos a gosto.

Por fim, adicione o macarrão na frigideira com o bacon refogado, adicione a mistura de tofu com nata de aveia e mexa até que fique cremoso. Sirva com o queijo vegano e um bom vinho.

Se você gosta de receber pessoas em casa, com certeza essas receitas de cardápio vegano vão fazer muito sucesso. Escolha uma louça bonita e capriche na decoração da mesa para deixar o ambiente mais harmonioso e agradável. Vale a pena usar flores, taças coloridas e guardanapos. Não se esqueça ainda de colocar acessórios e talheres adequados para que as pessoas possam se servir da maneira correta e evitar a contaminação cruzada.

E então? Gostou das receitas? Não feche seu caderninho ainda! Continue com a gente e aprenda 6 receitas imperdíveis para o outono.

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