comemoração após escolha do cardápio para jantar com amigos

Um jantar entre amigos é, com certeza, uma das formas mais agradáveis de se reunir com quem se gosta. O evento pode ser realizado para celebrar alguma ocasião especial, como aniversários ou a inauguração da casa nova. Pode, ainda, ser apenas uma “desculpa” para estar em contato com seus conhecidos e pessoas cuja companhia é agradável. Por isso, vale a pena analisar muito bem o que vai servir e preparar no cardápio para jantar com amigos.

Só assim você consegue planejar um delicioso encontro, de acordo com as preferências dos convidados. Conhecer bem seus gostos, aliás, é uma das etapas mais importantes. Assim, você evitará ocasiões desagradáveis, caso algum deles tenha, por exemplo, restrições alimentares.

Quer ver algumas sugestões do que servir? Quer montar um cardápio para jantar com amigos da melhor maneira possível? Então, acompanhe o post e saiba mais!

Como montar um cardápio completo?

Entre amigos, não é preciso ter frescura. Mas, caso você queira fazer um jantar mais formal, vale a pena montar um cardápio com entrada, petiscos, prato principal e, claro, sobremesa. Não se esqueça de determinar o orçamento para o jantar, de tal modo que não gaste mais do que deveria.

Petiscos

Uma reunião mais descontraída pede petiscos, e nem sempre eles precisam ser muito elaborados. Bruschettas, pão de alho, calabresa acebolada, bolinha de queijo, chips de provolone: tudo isso funciona muito bem como petisco.

Entradas

Uma bela salada é sempre uma ótima opção de entrada. Ela pode vir acompanhada de torradas com queijos e patês, para que os convidados “forrem” o estômago antes do prato principal.

Prato principal

Para economizar no prato principal, mesmo assim obtendo êxito na proposta, a dica é investir em ingredientes locais e fáceis de encontrar na época. Vale a pena optar por massas e grãos, sem esquecer dos caldos. São simples de preparar, rendem bastante e agradam sem que você precise gastar muito.

Sobremesa

A sobremesa fecha com chave de ouro o seu jantar. Considere a época em que o jantar está sendo realizado. Meses mais quentes, como no verão, pedem sobremesas geladas e mais refrescantes. Já nos períodos de outono e inverno, é conveniente investir em receitas mais cremosas, como o chocolate quente ou um delicioso bolo.

O que servir no seu jantar com amigos?

Tenha em mente que a ideia não é deixar você preso à cozinha enquanto todos se divertem e batem papo em sua sala de estar. É interessante escolher opções práticas e deixar alguns pratos previamente preparados para agilizar os processos de servir. Veja outras sugestões de pratos, entradas e sobremesas que podem compor o seu cardápio para jantar com amigos.

Almofadinhas de atum em massa folhada

Para essa receita, você precisará de: 2 latas de atum, 1 cenoura cortada em cubinhos, 1 cebola picada, 1 tomate também em cubinhos, 1/2 pimentão picado, queijo ralado, vinho branco, massa folhada e 1 gema de ovo (opcional).

Junte cebola e pimentão picados em um tacho e refogue no azeite. Quando começar a dourar, junte o tomate e a cenoura. Regue tudo com vinho branco até que pelo menos metade da mistura esteja coberta. Em seguida, acrescente o atum. Refogue tudo por mais alguns minutos e retire do fogo para esfriar um pouco.

Corte a massa folhada ao meio e encha cada uma das metades com a mistura preparada (já morna ou fria, para que a massa não derreta e você consiga enrolar). Coloque o queijo por cima. Junte as metades e cole as bordas para que o recheio não vaze. Você pode pincelar a massa com gema de ovo, a fim de conseguir um aspecto dourado.

Leve ao forno pré-aquecido em 180° até dourar a massa.

Broa frita com embutidos

Uma ótima opção de entrada é a broa frita com algum embutido, como salame ou linguiça. Para fazer, você precisará somente destes três ingredientes: broa, azeite e o embutido. As quantidades realmente dependerão do número de convidados do seu jantar.

Comece assando a linguiça no forno. Enquanto isso, parta a broa em pedaços pequenos, cerca de 1 cm. Em uma frigideira, derrame um fio de azeite e, quando esquentar, frite os pedacinhos de broa dos dois lados. Coloque a broa frita para repousar. Isso pode ser feito em papel absorvente.

Retire a pele do embutido e cubra as fatias de broa com ele. Pronto, agora é só servir!

Strogonoff de frango

Não existe prato mais tradicional, saboroso e que agrade tanta gente como um strogonoff. Além disso, é uma receita bem prática de ser feita. Você precisará de 4 peitos de frango, 2 latas de cogumelos laminados, 1 cebola pequena, 1 copo de vinho do porto, 1 colher de sopa de polpa de tomate, azeite, noz-moscada, sal e pimenta.

Prepare os peitos de frango e corte-os em cubos. Refogue a cebola picada até dourar e, então, acrescente a polpa de tomate, os cubos de frango e os cogumelos. Doure por alguns minutos e aí acrescente o vinho do porto. Tempere a gosto com o sal, a pimenta e a noz-moscada, até que a mistura comece a engrossar. Sirva acompanhado de arroz branco ou alguma massa.

Mousse de chocolate

Uma deliciosa mousse pode agradar muito, especialmente sendo de chocolate. Você precisará de 3 claras de ovos, um tablete de chocolate meio amargo, 1 lata de creme de leite e 3 colheres de sopa de açúcar.

Comece aquecendo o creme de leite em banho maria. Pique o chocolate e junte ao creme de leite, mexendo para que a mistura fique homogênea e consistente. Reserve.

Em outra panela, junte as claras e o açúcar. Leve ao fogo baixo sem parar de mexer por cerca de três minutos. A ideia aqui não é cozinhar esse preparado. Por isso, pode tirar a panela do fogo algumas vezes ao longo dos três minutos. Em seguida, prossiga para uma batedeira durante cinco minutos até que o volume esteja dobrado.

Acrescente a mistura de chocolate, mexendo levemente. Coloque tudo em uma travessa grande ou em pequenas taças para servir. Deixe por duas ou três horas no freezer. Pode decorar com raspas de chocolate ou um pouco de chantilly, se quiser.

Com o que mais se deve ter atenção?

Ter uma lista de convidados é importante, mas não se atenha ao número exato de convidados constante nela. Sempre pode aparecer algum convidado extra, certo? Por isso, o ideal é não comprar ou preparar a quantidade exata de comida e bebida. Ainda que não apareçam convidados a mais, alguém pode querer repetir suas propostas gastronômicas.

Quando o assunto for bebida, não se limite apenas a bebidas alcoólicas. Algum convidado pode não ser adepto delas. O mesmo vale para os refrigerantes: apresente opções de sucos e água para agradar a todos.

Decore o ambiente e invista em utensílios. Eles mudam a cara da sua casa e certamente agradarão aos convidados. Um DVD pode passar na TV enquanto todos conversam, ou mesmo uma música ambiente pode ser tocada bem baixinho, para não atrapalhar a conversa.

Com essas dicas, qualquer cardápio para jantar com amigos será uma delícia e um verdadeiro sucesso.

Agora que você já resolveu o cardápio do seu evento, que tal  aproveitar para conhecer os acessórios de mesa de jantar que não podem faltar?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This