cardápio para casamento: uma entrada de exemplo

Se você está noiva, já deve saber que organizar uma cerimônia de casamento envolve muitos detalhes, que exigem bastante dedicação para que tudo seja perfeito no grande dia. Um desses detalhes é o cardápio para casamento, que deve ser impecável não somente para os convidados, mas também para garantir uma festa incrível para os noivos.

Sendo assim, é fundamental saber escolher os ingredientes e pratos adequados para o estilo do casamento, o horário e até mesmo a estação do ano. Além disso, você também pode inovar para tornar sua festa inesquecível.

Para saber como montar o seu cardápio sem medo de errar, confira as dicas que nós listamos abaixo!

Identifique o perfil alimentício dos convidados

É muito importante conhecer seus convidados e identificar o perfil alimentício de cada um deles para garantir que ninguém sairá insatisfeito. Sendo assim, busque saber se alguém tem intolerância alimentar, alergias, ou até mesmo alguma restrição, como acontece com os vegetarianos e veganos.

Dessa forma, você tem condições de adequar o menu para atender a todas as necessidades, incluindo pratos sem carne, sem glúten ou sem lactose.

Combine com o estilo do casamento

Cada estilo de casamento vai exigir um tipo de cardápio diferente. Por isso, é fundamental considerar qual o estilo da sua festa antes de escolher os pratos.

Uma festa na fazenda, por exemplo, pode contar com um menu mais informal, com pratos como churrasco. Você pode incluir até mesmo um bar self-service para que os convidados montem os seus drinks.

Já um casamento tradicional e noturno exige um jantar completo, com entrada, prato principal e sobremesas. Quem pretende se casar na praia pode aproveitar a ocasião para abusar dos frutos-do-mar e de drinks refrescantes, com frutas tropicais ou até mesmo água de coco.

Considere o horário da festa

Assim como o estilo, o horário também deve ser levado em consideração, para que se escolham os pratos adequados. Para uma festa matutina, você pode apostar em um almoço ou um brunch, com pães e frios.

Uma festa durante a tarde pede comidas mais leves, como as 2, e você também pode oferecer uma mesa de frios para que seus convidados se sirvam à vontade.

Já à noite, o jantar é a melhor pedida, mas você não precisa se ater a ele. Caso queira economizar, é possível pensar em um menu mais simples, com petiscos, ou até mesmo na opção de fazer um brinde com champagne e bolo.

Esteja atenta à estação do ano

A estação do ano é importante para definir a disponibilidade de alguns ingredientes, principalmente em relação às frutas e legumes. Sendo assim, considere esse fator quando estiver planejando o seu cardápio para evitar contratempos e até mesmo para economizar, já que os vegetais da estação costumam custar menos.

Conhecer a estação também é fundamental para que você adapte os pratos às temperaturas do momento. No verão, por exemplo, você deve optar por pratos mais leves e bebidas refrescantes. Já no inverno, as bebidas quentes devem ser incluídas para dar mais conforto aos seus convidados.

Pense em elaborar um menu temático

Como falamos na introdução, sempre é bom inovar na sua festa de casamento para tornar a data inesquecível. Em relação ao cardápio, uma ideia é criar um menu temático, dando nomes diferentes aos pratos ou até mesmo trazendo pratos da família para a festa.

Sendo assim, pense em incluir os pratos preferidos dos noivos e nomeá-los de forma carinhosa ou engraçada, pensando em elementos que tenham a ver com a história do casal. Caso haja aquela receita de família, não hesite em incluí-la no seu cardápio.

Dê uma atenção especial às bebidas

Muitas vezes, os noivos focam nas comidas e esquecem que as bebidas também fazem parte do cardápio. Por causa disso, preste muita atenção a esse aspecto!

A primeira dica que nós damos é de escolher bebidas da preferência dos noivos, para que vocês também possam aproveitar a festa. Sendo assim, dê prioridade aos drinks que vocês amam e informe o buffet sobre essa escolha.

Outra dica é considerar o orçamento. Bebidas como espumantes e uísque costumam pesar mais no bolso do que drinks com vodca, cachaça ou a boa e velha cerveja.

Além disso, lembre-se de que nem só de bebidas alcoólicas se faz uma festa, já que há pessoas que não bebem, e também crianças. Sendo assim, inclua outras opções, como sucos, refrigerantes ou até mesmo coquetéis sem álcool.

Invista nas sobremesas

Assim como as bebidas, as sobremesas também correm o risco de ficar de fora se você focar apenas no prato principal. Por isso, anote agora mesmo no seu checklist que é necessário planejar esse ponto.

Os docinhos finos são uma excelente opção, porque servem para decorar a mesa do bolo e ainda podem ser levados para casa como lembrança. Porém, você também pode escolher uma sobremesa à parte para servir aos convidados depois do prato principal.

Não se esqueça das crianças

Se a sua lista de convidados inclui crianças, é fundamental pensar em um cardápio que seja do agrado delas. Dessa forma, você pode elaborar pratos simples e já montados e também incluir algumas guloseimas para que elas façam a festa. Considere, por exemplo, oferecer picolés ou até mesmo doces, como pirulitos ou chocolates.

Como você acabou de ver, existem diversas questões que devem ser levadas em consideração na hora de montar o cardápio do seu casamento. Em compensação, se você souber como ajustar todos esses ponteiros, seu buffet tem condições de fazer tudo do jeitinho que você deseja e garantir a festa dos seus sonhos.

Mas não se esqueça que, além do cardápio, existem muitas outras preocupações que os noivos devem ter. A lista de presentes, por exemplo, é um ponto muito importante para que vocês tenham um bom retorno e consigam montar a casa da forma ideal.

Agora que você já sabe como montar um cardápio para casamento perfeito, que tal aprender mais sobre sua lista de presentes? Confira nosso post que mostra quais são os eletrodomésticos que não podem faltar na sua cozinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This