cardápio de páscoa: mesa de páscoa

A Páscoa é uma data tradicionalmente celebrada pelos cristãos e também pelos judeus. Ela tem relação com o encerramento da Quaresma e à ressurreição de Jesus. Nessa época, os prazeres costumam ser abdicados, como a ingestão de carnes. Por essa razão, o cardápio de Páscoa costuma vir recheado de peixes — e entre eles, claro, o bacalhau.

É comum as pessoas se reunirem no domingo de Páscoa para comemorar, normalmente com a família. Por essa razão, é importante dedicar-se a essa refeição de maneira especial.

Quer descobrir como montar um cardápio de Páscoa inesquecível para a sua família? Então confira as dicas que trouxemos para você neste post!

Calcule a quantidade de comida

Em primeiro lugar, é essencial saber quantas pessoas estarão presentes nessa reunião. É preciso calcular a quantidade de comida necessária para que ninguém passe aperto, fique sem comer o que deseja ou precise regrar demais as quantidades que são colocadas no prato.

Quando se oferece um almoço é conveniente garantir que os convidados fiquem satisfeitos e possam, até mesmo, repetir o prato, certo?

Calcular a quantidade de comida também é importante para evitar excessos. Elaborar comida demais pode trazer grande desperdício, especialmente quando se tratam de receitas que não duram muitos dias para conservação. Mas, com o volume adequado e bem pensado de comida, você evitará prejuízos.

Veja como distribuir o banquete na mesa

Os utensílios e alimentos devem ser bem distribuídos à mesa, a fim de que a confraternização fique ainda mais bonita e organizada. Os alimentos podem ficar dispostos preferencialmente em travessas.

Mas nada impede de levar panelas à mesa, desde que sejam ao menos razoavelmente bonitas, estejam em bom estado de uso e combinem com os demais utensílios utilizados. As panelas de uso diário devem ser evitadas: não é nada elegante apresentar uma panela amassada aos convidados, não acha?

Caso existam muitos pratos a serem servidos, você pode contar com uma mesa de apoio. Isso facilita a organização, sem deixar o ambiente tumultuado. Será ótimo até mesmo na hora de os convidados se servirem.

O local ficará ainda mais apresentável com uma toalha de mesa especial para a ocasião. Se for usar jogos americanos, é melhor ainda que eles estejam combinando com a decoração, também com a toalha e os utensílios que usará.

Coloque os pratos e os talheres

 

cardápio de páscoa: mesa de páscoa La Ville

 

Dispor os pratos e talheres à mesa é parte da organização e também da etiqueta. Como regra, o prato deve ficar ao centro, enquanto o garfo fica à esquerda; e a faca fica à direita, com as cerdas voltadas para dentro. A colher de sobremesa se posiciona à frente do seu prato; e o copo à direita, acima da faca.

Não disponha talheres em excesso, concentre-se apenas nos que serão provavelmente utilizados. Você pode usar guardanapos elaborados, de tecido ou mesmo de papel, enrolados. Eles podem ficar dentro do prato ou ao lado do garfo. Deixe os pratos de sobremesa para trazer depois.

Coloque os símbolos da Páscoa para decorar

 

cardápio de páscoa: mesa de páscoa La Ville

 

A Páscoa, como muitas datas comemorativas, apresenta diversos símbolos cheios de representatividade. O mais popular é o coelhinho da Páscoa, com seus ovos de chocolate — que, por sinal, encanta de maneira particular todas as crianças. O coelho simboliza a fertilidade, e seus ovos se relacionam com a esperança de uma nova vida.

Mesmo com essa simbologia, é o jogo lúdico dessa figura que pode aparecer na sua mesa em alguns detalhes. Por exemplo: os pegadores de guardanapo ou os próprios guardanapos podem ser decorados; você pode espalhar miniaturas de coelhos e ovinhos; o descanso para pratos quentes pode ter ilustrações que façam referência à Páscoa; entre outras sugestões.

Famílias mais tradicionais e religiosas podem preferir fazer a decoração com os demais símbolos da Páscoa, como: uvas, círio pascal, trigo, peixe, pão e vinho. Nesse caso, os próprios elementos podem aparecer de maneira ornamental. Pequenos cachos de uvas, cálices com vinho (ou taças decorativas), pães diferenciados e ramos de trigo.

Flores também são bem-vindas e podem deixar o espaço mais delicado e harmonioso. No entanto, evite usar velas. Elas podem deixar a mesa mais pesada, além de serem mais indicadas para celebrações noturnas, como um jantar especial.

Escolha o que estará no cardápio de Páscoa

Com toda a mesa organizada, é preciso escolher quais receitas rechearão o seu cardápio de Páscoa. Uma bela salada caprese pode servir de entrada para o almoço, ou mesmo um antepasto de sardinha.

Para o prato principal, você pode fazer uma lasanha recheada de camarão ou um espaguete ao molho de frutos de mar. Para sair um pouco das massas, a moqueca de peixe também é um prato que agrada muita gente. E, obviamente, uma bela bacalhoada não fará feio no seu almoço.

Como acompanhamentos, você pode servir purê de batatas, arroz branco e cebolas douradas. Para agradar as crianças, que tal bolinhos de bacalhau ou batatas fritas?

Não se esqueça da sobremesa

Depois do almoço, a sobremesa costuma ser o momento mais esperado do cardápio de Páscoa. Por mais que haja trocas de ovos de chocolate, é importante oferecer uma sobremesa aos convidados. Um delicioso pavê de chocolate é fácil de fazer e deixa todos com água na boca.

Outra opção é servir um brownie quentinho acompanhado de sorvete. Quem deseja fugir um pouco dos prazeres do chocolate, pode apostar em um pudim de leite ou um manjar branco com calda de amoras.

Caso algum convidado apresente restrições alimentares (não possa comer glúten ou lactose, por exemplo), vale a pena oferecer boas alternativas para essas pessoas. Assim, ninguém deixa de aproveitar uma sobremesa saborosa.

Escolha bebidas que combinem com o cardápio

As bebidas também são importantes. O vinho tinto costuma estar presente nas celebrações de Páscoa, por simbolizar o sangue de Cristo. Só que nem todas as pessoas podem consumir bebidas alcoólicas.

Por essa razão, vale a pensa investir também em sucos, como o suco de uva ou de outros sabores que combinem bem com as comidas escolhidas para o cardápio de Páscoa.

Por se tratar de uma data comemorativa tão especial, é fundamental cuidar de todos os detalhes para que a mesa fique realmente bonita e convidativa. Por mais que você capriche nos demais almoços entre amigos e familiares, a Páscoa pede um toque a mais!

Por falar em Páscoa, que tal saber um pouco mais sobre vinhos? Descubra 12 uvas para vinhos que você não conhecia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *