benefícios dos sucos naturais kiwi, laranja, maça

Você sabia que beber suco natural diariamente é ótimo para a saúde? Principalmente em dias mais quentes, quando desidratamos com mais facilidade. Porém, os benefícios dos sucos vão além de hidratar o organismo. Na verdade, essa opção saudável é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e atua de várias formas, beneficiando o funcionamento do organismo.

No entanto, é essencial que o suco seja sempre natural, feito da fruta in natura, e preparado na hora. Dessa forma, as vitaminas são absorvidas quase em sua totalidade, o que não ocorre quando o preparamos com muita antecedência. Outra dica é evitar os sucos industrializados, visto que eles contêm aromatizantes, corantes, conservantes, entre outros aditivos químicos.

Em um copo de suco é possível consumir uma boa quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Você pode combinar frutas e até misturá-las com outros ingredientes saudáveis, como alguns legumes. Só não vale abusar, pois os sucos possuem calorias.

Neste post, vamos enumerar alguns benefícios dos sucos para a saúde. Continue a leitura e confira!

1. Hidrata o organismo

Uma das principais vantagens dos sucos naturais é hidratar o organismo, principalmente nas estações mais quentes, quando temos a necessidade de uma alimentação mais leve e fresca. São excelentes acompanhamentos em qualquer tipo de refeição. Além disso, a hidratação contribui para o controle da temperatura corporal.

2. Contém propriedades antioxidantes

Alguns sucos de frutas contêm propriedades antioxidantes, que nos protegem contra o envelhecimento precoce e ajudam na prevenção de algumas doenças. É o caso da maioria dos sucos de frutas, como uva, maçã, abacaxi, acerola, laranja, manga, morango e muito mais.

A principal função dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres, encontrados em alguns alimentos. A uva é um bom exemplo: ela contém o antioxidante flavonoide que atua na proteção do coração, diminuindo a pressão arterial e os riscos de doenças cardiovasculares.

3. Possibilita a variação com diferentes tipos de frutas

 

benefícios dos sucos naturais: laranja, kiwis, morango

 

Como o nosso país é abençoado por oferecer muitas variedades de frutas, é possível haver uma variação grande no cardápio dos sucos. Isso também possibilita misturarmos algumas frutas para obtermos sabores especiais. Essa variação evita que enjoemos do gosto de algumas frutas.

4. Fornece fibras ao organismo

A presença de fibras contribui para tornar os sucos ainda mais saudáveis. A fibra é um item essencial na alimentação, ajuda no bom funcionamento intestinal, além de agir normalizando os níveis de colesterol e glicemia no sangue.

5. Auxilia na digestão

Principalmente em dias mais quentes é normal as pessoas preferirem uma dieta mais leve, com a inclusão de saladas e sucos de frutas naturais. Refeições mais leves, com muitas folhas e outros vegetais, acompanhadas de sucos de frutas, garantem uma boa digestão.

6. Fornece vitaminas e minerais para a saúde

Um dos benefícios mais importantes dos sucos é fornecer diversas vitaminas e minerais ao organismo. Esses nutrientes agem de várias formas, como no fortalecimento do sistema imunológico, no transporte de oxigênio, no crescimento, no metabolismo, entre outras.

Podemos destacar a pró vitamina A, flavonoides, vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, cálcio, ferro, vitamina C e selênio.

Ao combinar frutas em um mesmo suco você consumirá ainda mais vitaminas. Mais abaixo, relacionamos para você várias dicas de combinações que resultam em deliciosos sabores!

7. Contribui para cabelo e pele mais bonitos

O hábito de beber suco natural ajuda também a manter a pele mais viçosa e os cabelos mais brilhantes. Por serem líquidos, os sucos também ajudam a varrer as toxinas, colocando-as para fora do organismo.

8. Oferece praticidade no preparo

Fazer um suco de fruta in natura é muito simples, bastando apenas descascar a fruta, cortá-la em pedaços e colocar no liquidificador ou processador, junto com água — adoçar fica a critério de cada um. Pronto: está feito seu suco. Não é prático? Que tal trocar o leite pelo suco no café da manhã?

Outras informações interessantes

 

benefícios dos sucos de laranja

 

Diferença entre o suco natural e o industrializado

Prefira sempre o natural, e que seja feito na hora de beber. Esse, geralmente, é feito em casa, sem pressa, garantindo a presença de todos os nutrientes, evitando que eles se percam com o tempo. O suco industrializado perde grande parte dos nutrientes durante as etapas da produção.

Outra grande desvantagem do suco industrializado é a presença de componentes químicos, como conservantes, aromatizantes e corantes. Na impossibilidade de beber um suco natural feitinho na hora, busque um industrializado o mais natural possível. Para isso, verifique o rótulo do produto e compare com os demais.

Ideias de combinações de sucos

Agora que você já sabe os benefícios dos sucos para a saúde, confira algumas dicas de mistura de frutas que resultam em bebidas maravilhosas. Acompanhe:

  • laranja com maçã: bata 1 copo de suco de laranja com 2 maçãs;
  • maracujá com banana: coloque no liquidificador 1 banana nanica, 1 maracujá e 1 ½ copo de água. Coe e use açúcar se precisar. Sirva com gelo;
  • manga com laranja: processe ½ manga cortadinha com 1 copo de suco de laranja. Coe e sirva com gelo;
  • laranja com morango: bata no liquidificador o suco de 6 laranjas com 6 morangos médios. Coe e adoce se precisar. Sirva com bastante gelo;
  • laranja com mamão: bata bem no liquidificador o suco de 6 laranjas com 1 mamão médio (sem a casca) picado. Coe e adoce se houver necessidade. Sirva com gelo;
  • abacaxi, acerola e hortelã: bata no processador ½ abacaxi picado (retire a casca e o miolo) com 15 acerolas, 1 colher (sopa) de folhas de hortelã e ½ copo de água. Coe e adoce se preciso. Sirva com gelo.

Buscar uma vida equilibrada com mais saúde inclui a boa alimentação com os benefícios dos sucos e uma dieta saudável, atividade física e uma vida livre de estresse. Pode parecer difícil, mas devemos tentar. Acorde cedo, faça suas refeições sem pressa, dedique-se a uma atividade física. Essas ações podem parecer pequenas, mas juntas ajudam, e muito, a melhorar a qualidade de vida.

Como você pôde conferir, os sucos de frutas contribuem bastante para sua saúde! Mas, para levar uma vida saudável, também precisamos nos distrair e aliviar o estresse. Que tal, então conhecer melhores petiscos para um delicioso Happy Hour com os amigos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *