resultado após aprender como fazer hamburguer gourmet

De tempos em tempos, novos alimentos passam pelo processo de gourmetização. Para isso, basta que ganhem acompanhamentos e ingredientes nobres. Desse modo, passam a assumir o status de sofisticação conferido por essa nomenclatura: gourmet.

Atualmente, a moda alcançou o hambúrguer e em cada esquina é possível encontrar um estabelecimento oferecendo esse produto. No entanto, já pensou em se aventurar na cozinha e você mesma preparar o seu hambúrguer gourmet, adaptado aos seus gostos?

Pensando nisso, no post de hoje elaboramos um miniguia para que você aprenda como fazer um hambúrguer gourmet, desde a escolha dos ingredientes até os procedimentos necessários para obter um sanduíche gostoso e visualmente interessante! Confira nossas dicas!

Saiba como escolher a melhor carne para hambúrguer gourmet

A carne do hambúrguer é a estrela principal do sanduíche. Desse modo, precisa ser escolhida com atenção. Uma boa ideia é fazer um blend de carnes, ou seja, uma mistura de dois tipos de carnes selecionadas.

Para acertar na escolha procure misturar um corte de carne magra, como o patinho ou o filé mignon, com um corte mais gorduroso, como a picanha ou o contrafilé. O resultado será um hambúrguer macio e muito mais saboroso. Evite apenas as carnes mais fibrosas ou com muitos nervos, pois esse tipo de corte pode comprometer a textura do hambúrguer.

Aprenda a preparar a carne da maneira correta

Depois de decidir os cortes de carne, é hora de comprá-la em um bom açougue que poderá moê-la na hora. Peça para que as carnes sejam moídas separadamente, de modo que você possa determinar qual a proporção será usada na hora de montar o hambúrguer.

No que se refere à proporção, monte cada hambúrguer com uma proporção de 2:1, sendo a carne mais gordurosa em maior quantidade que a carne magra.

Não tempere a carne com algum ingrediente, pois diferentemente da maioria das preparações, o hambúrguer deve ir ao fogo sem a adição de temperos, para que esses elementos não queimem ao entrar em contato com a chapa quente.

Acerte o ponto da carne para o hambúrguer gourmet

Para que a carne atinja o ponto perfeito é preciso resfriá-la previamente, para que fique mais firme e mantenha o formato de hambúrguer. O grande diferencial está na preparação da carne de hambúrguer, seja na chapa ou grelha, e por esse motivo é fundamental que a chapa esteja bem quente e levemente untada com manteiga ou azeite.

Tire a carne da geladeira e coloque diretamente na chapa quente. Após, é hora de colocar o sal e a pimenta por cima da carne. Salpique os temperos de um lado, espere um pouco, e vire a carne adicionando ao outro lado a mesma quantidade.

Quem determina o ponto certo da carne é o gosto pessoal de cada um. Porém, de modo geral, carnes mais suculentas são aquelas que ficam assadas por fora e mais rosadas por dentro.

Com a carne de hambúrguer pronta, abuse da criatividade e monte o alimento com os acompanhamentos de sua preferência. Como sugestão podemos citar molho de alho, queijos gordos e cebola caramelizada no shoyu.

Agora que você já sabe como fazer hambúrguer gourmet deixe seu comentário nesse post e conte para nós o que achou de nossas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This