dicas de como colocar quadros na parede

Os quadros são excelentes peças de decoração para dar um charme a mais aos ambientes, contudo, nem sempre é fácil a tarefa de escolher qual a peça ideal para a sua casa. Isso sem mencionar que após a escolha é preciso saber colocá-los adequadamente na parede.

Pensando em ajudar você nessa missão, elaboramos um miniguia para que você aprenda como colocar quadros na parede! Continue a leitura e comece agora a enfeitar suas paredes!

Separe os materiais necessários

Para arrumar sozinho os quadros nas paredes de casa é preciso, em primeiro lugar, separar os materiais necessários para essa tarefa.

Separe uma trena para fazer as medições e um lápis para marcá-las suavemente na parede. Além disso, será preciso: pregos, buchas, uma furadeira, alicate e um martelo de tamanho médio.

Defina a altura ideal para colocar os quadros na parede

Se não existir algum móvel embaixo do quadro, a posição ideal compreende a distância de 1,60 metros do chão. Essa medida oferece o conforto visual e estético necessários para uma composição elegante e proporcional.

Já se o quadro estiver posicionado em cima do sofá ou de outra mobília, estabeleça uma distância de pelo menos 50 cm entre as duas peças.

Escolha os melhores lugares

Existem alguns setores da casa que acomodam perfeitamente os quadros nas paredes e, por esse motivo, é importante observar se na residência esses espaços também são convenientes para colocar os quadros.

Logo, convém verificar se o local onde se pretende pendurar o quadro recebe incidência direta da luz do sol, pois nesse caso, essa pode não ser uma boa ideia, já que com o passar do tempo, as cores do quadro fatalmente perderão o brilho.

Se a luz solar não for problema, considere colocar os quadros nos seguintes locais: em cima do sofá, em cima do aparador, na sala de jantar e nos corredores.

Aprenda a fazer o furo no lugar certo

Posicione o quadro na parede, no local onde deseja pendurá-lo e, em seguida, marque as extremidades superiores da peça na parede.

Feito isso, localize o centro superior do quadro, que será exatamente o meio entre as duas extremidades já marcadas. Marque esse ponto central.

Agora, desça alguns centímetros do ponto marcado para determinar exatamente onde será o local do furo. Normalmente, uns 2 cm são suficientes. Se puder contar com o auxílio de alguém, por cautela, simule a colocação antes de efetivamente furar a parede.

Se for furar a parede com martelo, use um alicate para segurar o prego e assim proteger os dedos. Caso contrário, use a furadeira e fure o ponto sinalizado. Por fim, encaixe a bucha e o parafuso.

Harmonize os quadros com o estilo de decoração

Os quadros devem se harmonizar com o estilo de decoração dos ambientes, de modo que possa existir um equilíbrio estético.

Isso significa que uma decoração predominantemente clássica não vai combinar bem com quadros futuristas, do mesmo modo que uma decoração minimalista não se ajustará com quadros rebuscados de pintores renascentistas.

Por outro lado, apesar desses fatores, é interessante notar que esse princípio de harmonia e equilíbrio não quer dizer que os quadros que compõem a decoração da sala precisam ter molduras iguais. Essa não deve ser uma preocupação, além disso, também não é preciso se preocupar em combinar as molduras com a cor da mobília. Basta eleger os quadros de acordo com seus gostos pessoais, acertar na colocação e pronto! Sua casa será decorada de acordo com sua personalidade!

Agora que você já sabe como colocar os quadros na parede, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Comments (3)

  1. Gostei, são muito úteis essas orientações.

  2. Gostei das dicas!!

  3. Gostei na informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This