Trabalhar em casa pode ser desafiador, afinal, montar home office significa criar os próprios horários e não ter um chefe para observar o seu desempenho de perto dá liberdade à rotina. Com isso, é fácil cair na tentação de checar as redes sociais a todo o momento ou verificar as notificações no celular.
A procrastinação reflete negativamente no desempenho e o dia pode não render como o esperado. No entanto, é possível vencer esse desafio e utilizar o benefício de estar em casa para trabalhar de forma ainda mais produtiva.
Para te ajudar na tarefa de montar home office, separamos 5 dicas que tornarão o espaço superprodutivo e adequado as suas funções. Confira a seguir!
1. Mantenha o ambiente longe de perturbações
A fim de tirar o máximo proveito, é fundamental ter um cômodo organizado e que ofereça o necessário para exercer os seus deveres. A organização, inclusive, é um aspecto que aumenta a concentração, o que auxilia na entrega de melhores resultados.
Dessa forma, a escolha do cômodo que será destinado ao escritório é determinante para a organização e para a produtividade. Se ele ficar misturado à sala, as chances de bagunça aumentam e, principalmente, há o risco de se desconcentrar.
Por isso, o ideal é optar por um ponto silencioso e tranquilo na casa. Priorize um local longe dos barulhos da rua e que não sirva de passagem para todos no lar. De preferência, o lugar precisa ter uma porta, que deve ser mantida fechada.
2. Invista nos móveis certos
Outra dica indispensável para montar home office de maneira produtiva é comprar os móveis adequados. É preciso que tudo seja planejado para o escritório e isso significa, por exemplo, investir corretamente na mesa e na cadeira.
Também é interessante considerar ter uma estante ou um armário, dependendo da quantidade de elementos que serão armazenados.
Para fazer boas aquisições, pense na área disponível e no uso da peça. Uma mesa pequena não será conveniente para uma ilustradora ou arquiteta, por exemplo. Pondere suas necessidades e escolha itens de qualidade e com durabilidade.
3. Preze pela ergonomia
A ergonomia trata da relação entre o ser humano e os objetos, principalmente de trabalho. Se ela for bem aproveitada, é possível garantir conforto, segurança e até proteção ao seu corpo, pois evita dores crônicas e desconfortos.
Ao selecionar a composição do home office, portanto, considere esse aspecto. Opte por uma mesa na altura certa, bem como por uma cadeira com o devido conforto. Aposte em elementos que se ajustem ao seu corpo e que ajudem a trabalhar com bastante qualidade.
4. Conte com a iluminação adequada
Montar home office também significa definir como ele deve ser iluminado. Não adianta ter os móveis perfeitos se não houver conforto visual. Portanto, é preciso ponderar a relação entre iluminação natural e artificial.
No primeiro caso, favoreça a entrada de luz do dia. Prefira um cômodo com janela e tenha uma cortina para controlar a passagem de luminosidade. Nos dias quentes, evite a incidência intensa de raios solares para não prejudicar a climatização.
É fundamental montar uma iluminação artificial e direcionada com uma luminária de qualidade. Ela ajudará o trabalho a render mais à noite e evitará a sensação de cansaço visual.
5. Tenha itens de auxílio ao trabalho
Além dos dispositivos eletrônicos, como computador ou notebook, é preciso ter os utensílios certos no espaço. É o caso de dispor canetas, blocos de anotações e agenda, por exemplo. Já um timer ajuda a executar técnicas para a criação de ciclos produtivos.
Também é válido possuir um kit para escritório, que conta com porta-lápis e objetos multiuso. Para evitar a bagunça, tenha um item para armazenar miudezas. Ele deixará tudo sempre à mão, mas sem gerar desorganização.
Para otimizar o ambiente, é possível encontrar excelentes opções de produtos tanto em lojas físicas quanto online. Assim, o espaço recebe o que é necessário!
Ao seguir essas dicas, a tarefa de montar home office produtivo fica fácil. Não se esqueça de manter tudo organizado e aproveite os melhores resultados.
Quer fazer compras de alta qualidade? Então, conheça os acessórios para escritório da La Ville e crie o local perfeito!
Deixe uma resposta