exemplos de espaços para escolher local de casamento

Escolher local de casamento é uma das etapas mais divertidas para os noivos durante o planejamento. O mercado é cada vez mais surpreendente com as novidades, criando uma infinidade de opções.

Contudo, você já parou para pensar se o local desejado é adequado para vocês e seus convidados?

O espaço da festa merece atenção especial antes da assinatura do contrato, pois ele tem que estar de acordo com a expectativa e o sonho do casal. Para auxiliar vocês, trouxemos dicas que ajudarão na escolha. Confira!

1. Pense no número de convidados

Saber quantas pessoas serão convidadas e a capacidade do local desejado é fundamental para fazer uma boa escolha. Será uma festa íntima para poucos amigos e familiares? Então, o ideal escolher um local pequeno, que comporte os convidados de maneira confortável, mas sem sobra de espaço para não parecer vazio.

Agora, se você pensa em uma festa grande com muitos convidados, é melhor optar por um local amplo. Também é importante escolher um espaço que tenha estacionamento aquedado para muitas pessoas, de maneira a comportar todos os veículos.

Na hora da escolha, deve ser considerada não somente a área onde os convidados ficarão sentados, mas também espaços destinados à pista de dança, mesa de doces, buffet, bar e lounge. Se todos ficarem em mesas e cadeiras, observe se estas poderão ser bem distribuídas, de modo que os garçons circulem sem transtornos.

Caso a cerimônia seja no mesmo local da festa, o cuidado com a escolha deve ser redobrado. Lembre-se que deve haver espaço suficiente para altar, padrinhos, fotógrafos, entrada e músicos.

2. Escolha conforme o estilo

O mercado de festas oferece os mais variados estilos de casamento: clássico, balada, vintage, campestre e rústico são apenas alguns dos exemplos. É normal que os noivos fiquem perdidos diante de tantas opções.

O importante é não pensar somente nos lugares óbvios e mais utilizados. Se vocês são mais descolados, por que não casar numa praia, por exemplo? Existem hotéis e pousadas localizados na faixa de areia que oferecem pacotes para festas de casamento. Lógica semelhante se aplica a sítios, fazendas e chácaras.

Para os noivos mais tradicionais também não faltam opções. Porém, eles devem visitar com antecedência igreja e salões, que costumam ser mais concorridos. Independentemente do estilo escolhido, o importante é que o local seja exatamente do jeito que vocês sempre sonharam!

3. Tenha atenção com o horário

Se o casamento for de dia, ele pede um lugar ao ar livre, com espaço suficiente para circulação dos convidados e que valorize a luz do sol. Esta é uma ótima opção para casais que gostam da natureza e querem tirar belas fotos aproveitando a paisagem.

Entretanto, é preciso ter cuidado com o clima. Se o casamento for realizado em uma estação quente, verifique se o local tem sombra e oferece abrigo mais fresco para os convidados.

No caso de casamentos noturnos, o ideal seria um local mais fechado e formal, como salão de festa, restaurante ou hotel. Este é um horário ótimo para uma festa com música e dança!

4. Considere o custo-benefício

Dê preferência a espaços bem localizados e de fácil acesso. Lugares muito afastados ou com poucas opções de transporte aumentam os custos de vocês e dos seus convidados.

Pesquise o que faz parte dos pacotes dos locais desejados. Verifique, por exemplo, se o buffet oferece opções de boa qualidade e que agrade ao gosto de vocês. Preste atenção se o local está bem conservado e dispõe de mobílias em bom estado. Se o lugar oferecer esses serviços e eles forem como o desejado, você evitará gastos extras.

Outro item importante ao qual muitos casais esquecem de dar atenção é a segurança. Peça para ver o alvará de funcionamento e o laudo do corpo de bombeiros. Verifique se há controle do acesso de pessoas e acessibilidade para deficientes físicos. Você não gostaria que seu grande dia se tornasse um problema, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas de como escolher local de casamento? Então, siga nossas redes sociais para acompanhar as novidades: FacebookInstagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This